Dólar com. 4.9921
IBovespa 0.58
28 de março de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Caixa começa a oferecer financiamentos com FGTS Futuro em abril
20/09/2019 às 17h00

Geral

Guardas Municipais representam Alagoas em comissão regional

Encontro reuniu guardas municipais do Norte e Nordeste. - Arquivo pessoal

Cinco guardas municipais foram eleitas para representar o Estado de Alagoas na Comissão Norte e Nordeste de Guardas Municipais (CONNEGUAM), que tem como objetivo principal lutar pela voz e visibilidade dos GMs nas regiões. As escolhidas foram as guardas Cristiana Roberta Cordeiro e Sandra Passos (Maceió), Laisa Ribeiro da Silva (Água Branca), e as inspetoras Juliana Pereira (Delmiro Gouveia) e Marinelma Santos (São Miguel dos Campos).

A eleição foi realizada durante o 4º Encontro Norte e Nordeste de Guardas Municipais (ENNEGUAM), realizado de 12 a 15 de setembro no Centro de Convenções do Cariri, cidade do Crato, no Estado do Ceará. O movimento foi criado em novembro de 2015 em Belém do Pará, quando foram eleitos 5 GMs para representar a categoria.

O mandato dura dois anos e as principais atribuições são :

* Pesquisar e identificar todas as Guardas Municipais do Estado de origem;

* Receber as demandas que lhe forem encaminhadas; analisar, relacionar e organizar essas demandas, de forma a decidir as melhores estratégias para buscar a solução delas;

* Articular e acompanhar, junto ao Executivo, Legislativo e Judiciário, nos três níveis de governo, a solução das demandas encaminhadas, a curto, médio e longo prazo;

* Articular a implementação da Lei nº 13.022/2014 (Estatuto Geral das Guardas Municipais) nos municípios cujas GMs possuam interlocutores municipais engajados no Projeto.

As eleitas também precisam aprovar a minuta do Estatuto e regulamentos dos Encontros e da Frente, para serem aprovados no próximo Encontro, que acontecerá em Natal, Rio Grande do Norte, além de alimentar o Banco de Projetos com iniciativas desenvolvidas pelas GMs do Estado e levantar a história das GMs alagoanas.

A inspetora da Guarda Municipal de Maceió, Simone Lima, considera esses encontros como uma grande conquista. “Essa é uma conquista muito positiva para Alagoas, porque, além do Conneguam, conseguimos cadeira no Comitê Nacional de Guardas. Agora nosso Estado estará representado e teremos maior visibilidade para lutar e alcançar nossos direitos”, disse.


Fonte: Ascom Semscs

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]