Dólar com. 5.2027
IBovespa 0.58
19 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Anvisa discute nesta sexta regulamentação de cigarro eletrônico
20/09/2019 às 21h30

Geral

Ação no Rei Pelé irá sensibilizar sobre importância da doação de órgãos

Iniciativa ocorre em alusão ao Dia Nacional de Doação de Órgãos, comemorado no dia 27

Em homenagem ao Dia Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos, celebrado no dia 27 de setembro, a Central de Transplantes de Alagoas promove neste domingo (22), uma ação de promoção e sensibilização para o tema. A iniciativa vai ocorrer às 16 horas, no Estádio Rei Pelé, bairro Trapiche, em Maceió, antes da partida entre CSA e Ceará, válida pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro da primeira divisão.

A ação irá distribuir botons e panfletos informativos aos torcedores e transplantados irão entrar em campo com os jogadores do CSA. "Iremos distribuir para os torcedores balões verdes, que serão soltos ao mesmo tempo, em homenagem ao Setembro Verde, mês dedicado ao tema", explica a coordenadora da Central de Transplantes de Alagoas, Daniela Ramos.

De janeiro a agosto deste ano, 38 transplantes foram realizados no Estado, sendo 29 de córnea, cinco de rim e quatro de coração. Contudo, 241 pessoas ainda estão na fila de espera para receber uma córnea, uma para receber um coração e 217 aguardam por um rim.

Conforme dados da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO), 44% das famílias no Estado, em 2018, recusaram doar os órgãos de parentes que tiveram o diagnóstico de morte encefálica. A falta de comunicação do potencial doador à família, aliada à desinformação sobre o tema e os tabus relacionados a motivos religiosos, são os principais fatores que levam a esse quadro, de acordo com a coordenadora da Central de Transplantes de Alagoas.

"Doar órgãos é um ato de amor que pode salvar a vida de diversas pessoas que estão na fila de espera por um transplante", destaca Daniela Ramos. Ela ressalta, ainda, que é essencial o potencial doador expressar seu desejo para a família. "Todos devem deixar claro aos familiares que se deseja ser doador de órgãos, uma vez que serão eles os responsáveis pela autorização", reforça.


Fonte: Ascom Sesau/AL

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]