Dólar com. 5.1471
IBovespa 0.58
25 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Governador abre 1ª reunião do Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
18/10/2019 às 10h00

Geral

Semed prepara escolas para avaliação do ensino básico

Semed reuniu diretores e coordenadores para orientar sobre prova. Foto: Ascom Semed

A Secretaria Municipal de Educação realizou, nesta quinta-feira (17), reunião com diretores e coordenadores pedagógicos de escolas do 5º ao 9º ano do ensino fundamental. A reunião teve como pauta principal orientar gestores para a aplicação da prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica- Saeb, que será realizada de 21 de outubro a 01 de novembro.

O resultado da prova Saeb permite um diagnóstico da educação básica no Brasil e avalia a qualidade do ensino ofertado nas escolas públicas. A média do desempenho da prova Saeb projeta o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Os alunos são avaliados em português e matemática.

De acordo com a coordenadora de ensino fundamental, Maria José Alves, as orientações foram focadas para o dia da realização da prova, visto que, segundo ela, as escolas precisam sensibilizar e mobilizar toda a comunidade escolar, para que tudo ocorra dentro da normalidade. “Para que a escola consiga bons resultados é preciso preparar o ambiente, que ele seja tranquilo e acolhedor”.

Ainda de acordo com ela, para que a escola tenha seu resultado divulgado pelo Ideb é preciso ter 80% de participação dos estudantes que foram declarados no censo escolar. “Por isso, a importância da sensibilização, mobilização e incentivo de professores e familiares. É preciso tomar todos os cuidados, para que o clima seja favorável no momento da realização prova”, reforçou Maria José.

A coordenadora sugeriu dicas importantes para que as escolas consigam aplicar a prova sem nenhum contratempo. “É importante remanejar os estudantes que não estão fazendo a prova para outro espaço, ter cuidado com o barulho no momento do intervalo, alguns alunos podem ficar circulando e atrapalhar. É interessante servir o lanche um pouco antes e ou pouco depois da prova, para não ter nenhuma implicação no resultado”, justificou. Para Maria José são cuidados que a escola precisa ter aliados às ações que já foram desenvolvidas para melhorar o Ideb.

O diretor da escola Luíza Suruagy, Regis de Souza, afirmou que tem ido de sala em sala quase diariamente na tentativa de incentivar os alunos para o momento da prova. “Na oportunidade falamos da importância da prova, também estamos mobilizando os pais para que os alunos não faltem nesse dia”.

O diretor informou que tem tomado todos os cuidados para que o dia da prova não se torne um dia tenso. “Temos tentado estimular e relaxar também. A escola vem trabalhando nisso desde o início do ano. A escola toda está envolvida nesse processo. Estamos procurando passar a alegria que é de fazer a prova que vai medir nosso conhecimento, na esperança que seja positivo o resultado”, garantiu.

Bastante otimista, o diretor disse que espera que o Ideb seja muito bom. “A expectativa é de um Ideb positivo. Durante o simulado e toda a preparação procuramos incentivá-los com brindes. Acreditamos que tenhamos uma presença maciça dos alunos neste dia”, declara Regis.


Fonte: Assessoria

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]