Dólar com. 5.0153
IBovespa 0.58
29 de março de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Caixa termina de pagar parcela de março do novo Bolsa Família
18/10/2019 às 07h50

Geral

Turquia concorda em suspender ação militar na Síria

O vice-presidente norte-americano, Mike Pence, declarou que a Turquia concordou em suspender sua operação militar no norte da Síria durante 120 horas.

Pence fez o comentário depois de se reunir com o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, na Turquia, nessa quinta-feira (17).

Pence disse que o presidente Donald Trump concordou em não impor sanções adicionais, caso a Turquia honre o cessar-fogo. O vice-presidente acrescentou que Trump também concordou em suspender as atuais sanções, caso a Turquia pare totalmente com a ação militar.

Em antecipação às observações de Pence, Trump usou o Twitter, citando um acordo que foi conseguido na reunião. Ele agradeceu Erdogan, afirmando que " milhões de vida serão salvas".

Forças curdas

As forças curdas disseram que vão aceitar a proposta de cessar-fogo que lhes permitiria sair das áreas fronteiriças, no norte da Síria, enquanto a Turquia suspenderia sua ofensiva militar na região.

As forças curdas divulgaram declaração, nessa quinta-feira, depois que os Estados Unidos e a Turquia chegaram a um acordo no mesmo dia.

Elas disseram que concordaram com o cessar-fogo em algumas áreas e implementaram o acordo às 22h do mesmo dia. Acrescentaram que vão cumprir as determinações estabelecidas pelo processo de cessar-fogo e, ao mesmo tempo, exigiram que a Turquia cumpra o mesmo acordo.

Um comandante curdo, envolvido nas campanhas militares contra os militantes do Estado Islâmico, disse à mídia local que só aceitará o cessar-fogo depois de a Turquia se retirar do norte da Síria.

A Turquia afirma que o acordo não exige que suas tropas saiam da região.


Fonte: Agência Brasil

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]