Dólar com. 5.0153
IBovespa 0.58
29 de março de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Caixa termina de pagar parcela de março do novo Bolsa Família
22/10/2019 às 23h30

Geral

Entenda como proceder para alterar alguma característica do seu veículo

Autorização é emitida pelo Detran/AL conforme aponta o artigo 98 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB)

Pintar o carro com envelopamento, afixar película junto ao vidro, mudar a potência, capacidade ou design, entre outros procedimentos que alteram as características de fábrica do veículo exigem que o proprietário tenha autorização prévia do Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL). A regra vale para todo tipo de veículo, seja a mudança para atender interesse particular ou empresarial.

A autorização prévia dos órgãos executivos de trânsito dos estados está prevista no Art. 98 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) – "Nenhum proprietário ou responsável poderá, sem prévia autorização da autoridade competente, fazer ou ordenar que sejam feitas no veículo modificações de suas características de fábrica".

Procedimento

O proprietário do veículo precisará realizar uma vistoria e solicitar um novo Certificado de Registro de Veículo (CRV). O passo a passo para os usuários que desejam realizar alterações básicas no veículo é simples: Basta entrar no site do Detran/AL (www.detran.al.gov.br), emitir sua guia para o serviço de vistoria e, depois de paga, agendar a vistoria.

No momento da vistoria, é preciso que o condutor (o proprietário ou a pessoa por ele autorizada) diga o que pretende alterar no veículo. Assim, o vistoriador, se previsto na legislação, autorizará o serviço.

Após a execução do serviço e a passagem pela ITL (instituição técnica licenciada) para emissão de seu CSV (certificado de segurança veicular), é hora de voltar ao Detran e efetivar a alteração no documento.

Mais uma vez, será preciso agendar uma vistoria para que a efetivação da alteração seja confirmada pelo setor. Nesse momento, o proprietário deve ter em mãos o novo recibo de compra e venda (CRV), comprovação dos serviços executados e o CSV.

Vistoria

De acordo com o assistente de trânsito do Detran/AL, Willams Rocha, a vistoria veicular é uma garantia para a regularização. "O alerta que a gente passa é que ninguém faça qualquer tipo de modificação sem que haja autorização. É muito comum as pessoas acharem que podem fazer a modificação e tentar se regularizar depois, mas sempre que há uma fiscalização de trânsito, o proprietário fica sujeito à multa e pode até ter o veículo recolhido para depósito, e isso implica em muitos custos", explica.

Segundo o técnico mecânico lotado na subchefia de vistoria de veículos, as alterações mais comuns são: Instalação de Kits GNV, alteração no sistema de suspensão de veículo ou sistema de iluminação e mudança de cor.

Infração

A condução de veículo com cor ou característica modificada, não autorizada pela legislação vigente, é considerada infração grave de acordo com o inciso VII do Art. 230 do CTB, e o proprietário fica sujeito à retenção do veículo para regularização, além da multa no valor de R$195,23 e perda de cinco pontos no prontuário do condutor infrator. Portanto, se você pretende alterar a característica de seu veículo fique atento à documentação exigida. É só acessar o site em caso de dúvidas ou mais informações.


Fonte: Ascom Detran-AL

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]