Dólar com. 5.2027
IBovespa 0.58
20 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Anvisa discute nesta sexta regulamentação de cigarro eletrônico
12/11/2019 às 22h00

Geral

Novembro Azul alerta militares sobre cuidados com a saúde

Campanha Novembro Azul orienta militares sobre saúde do homem. - Ascom SMS

Dando continuidade à campanha Novembro Azul, que busca conscientizar os homens para os cuidados com a saúde, o Programa de Atenção Integral à Saúde do Homem da SMS promoveu, nesta terça-feira (12), uma série de ações educativas e preventivas para os policiais do Batalhão de Polícia de Eventos (BPE), no Jacintinho. A mobilização ocorreu na Base Comunitária do bairro em parceria entre Programa de Saúde do Homem, coordenação do 5º Distrito Sanitário e Unidade de Saúde da Família (USF) Felício Napoleão.

De acordo com Marcelo Araújo, coordenador do 5º Distrito Sanitário, o objetivo  da campanha é despertar nos homens a necessidade de cuidar da saúde. “Hoje estamos oferecendo orientações de educação e prevenção em saúde para os policiais. Por isso, estamos realizando palestras educativas sobre IST/Aids e Hepatites Virais, câncer de pênis e câncer de próstata, verificação de pressão e glicemia, vacinação, distribuição de materiais educativos e realização de testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites, com a entrega de resultados de forma individualizada pelo profissional que dará os encaminhamentos em caso de necessidade”, explicou o coordenador.

Segundo o comandante do BPE, Sargento Rocha Lima, é muito importante trazer essas ações de saúde para o batalhão. “O policial, por conta de suas tarefas diárias, do cansaço, das poucas horas livres, muitas vezes se esquece de cuidar de sua saúde, deixa sempre para último lugar. Então, essa parceria que temos com a unidade de saúde é perfeita, pois trazendo o pessoal para cá, conseguimos fazer com que eles sejam atendidos e prestem mais atenção às questões de saúde”, destacou.

Acadêmicos de Medicina que fazem parte da Liga Urológica Acadêmica da Uncisal (LUAU) fizeram palestras sobre câncer de próstata e de pênis. Durante a exposição, eles alertaram os policiais sobre os principais sinais e sintomas das duas doenças, fatores de risco, assim como formas de diagnóstico e tratamento.

A coordenadora do Programa de Atenção Integral à Saúde do Homem da SMS, Camila Calaça, reforçou a necessidade dos homens procurarem as unidades de saúde e fazer exames preventivos. “É preciso que eles façam exames e consultas periódicas nas unidades de saúde e hospitais contratualizados, que acompanhem o pré-natal de suas parceiras, por conta do alto índice de sífilis congênita, que façam testes rápidos, que usem preservativos para evitar doenças e que se vacinem, já que o policial está exposto a riscos como contato com sangue e materiais pérfuro-cortantes. Assim, o nosso pedido é que eles busquem cuidar da saúde de novembro a novembro”.

DIA D

Durante o mês de novembro, as unidades de saúde funcionarão, além de seus serviços habituais, com atendimentos voltados ao público masculino. No dia 23 de novembro, um sábado, será realizado o Dia D da mobilização. “No sábado, ofertaremos todos os serviços que a unidade já oferece, porém, apenas para os homens, que podem contar com consultas com clínicos gerais, nutricionistas e, dependendo da necessidade do paciente, também serão feitos encaminhamentos para urologistas e demais especialistas. Para isso, contamos com a parceria de nossa rede contratualizada com hospitais e clínicas para atender a essa população, também com a realização de exames”, explicou a coordenadora Camila Calaça.


Fonte: Ascom SMS

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]