Dólar com. 5.1471
IBovespa 0.58
25 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Governador abre 1ª reunião do Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
13/11/2019 às 22h00

Geral

TRT/AL homenageará 29 personalidades com entrega de Comenda nesta quinta-feira

Nesta quinta-feira (14.11), o Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (TRT/AL) realizará a cerimônia de entrega da Comenda da Ordem do Mérito Ministro Silvério Fernandes de Araújo Jorge. A solenidade será realizada, às 17h, na sala de sessões do Tribunal Pleno, 2º andar do Fórum Pontes de Miranda, sede do TRT/AL (Avenida da Paz, nº 2076, Centro). 

O evento é promovido a cada dois anos pelo TRT/AL com a finalidade de agraciar juristas, personalidades nacionais e estrangeiras que se destacaram por suas atividades em prol da Justiça do Trabalho (JT), bem como servidores públicos por méritos funcionais. 

A homenagem contempla três categorias: Grã-Cruz, Mérito Ouro e Mérito Prata. Na edição deste ano, 29 personalidades serão homenageadas. No grau Grã-Cruz, serão agraciados os ministros Luiz Philippe Vieira de Mello Filho, do Tribunal Superior do Trabalho (TST), e José Múcio Monteiro Filho, presidente do Tribunal de Contas da União (TCU); os desembargadores Maria Auxiliadora Barros de Medeiros Rodrigues (TRT da 21ª Região), James Magno Araújo Farias (TRT da 16ª Região) e Tutmés Airan de Albuquerque Melo (presidente do TJAL); o secretário-chefe do Gabinete Civil do Estado de Alagoas, Fábio Luiz Araújo Lopes Farias; a reitora da Universidade Federal de Alagoas, Maria Valéria Costa Correia; o diretor médico do Hospital do Coração, Ricardo César Cavalcanti; e o empresário Edvaldo Barbosa do Nascimento, sócio da empresa Unicompra.

Os homenageados no Grau Mérito Ouro são os juízes do Trabalho da 19ª Região, Hamilton Aparecido Malheiros e Bianca Tenório Calaça; a secretária-geral do Conselho Superior da Justiça do Trabalho, Márcia Lovane Sott; os auditores fiscais do Trabalho Dulciane Montenegro de Lemos Alencar e Leandro de Carvalho Andrade; o monsenhor Júlio Renato Lancellotti; a professora e consultora da UNESCO para o Departamento de Patrimônio Imaterial/IPHAN-Alagoas, Greciene Lopes dos Santos; e os advogados Wellington Calheiros Mendonça e Karoline Mafra Sarmento Beserra.

No Grau Mérito Prata, serão agraciados os servidores do TRT/AL, Danielle Santa Rita Canuto, Déborah Gomes Torres Pinto, Emanoel Ferdinando da Rocha Júnior, Janilson Melo Guimarães, João Felipe Braga Valcácer, João Fontes Cezar, Luciana Freitas Ribeiro Lima, Luis Henrique Alves Salvador, Marlene Brandão Lima e Romero Medeiros Souto Maior, e a coordenadora-geral do Fórum Estadual de Erradicação do Trabalho Infantil do Estado de Alagoas (FETIPAT/AL), Nelma Nunes da Silva.

Comenda

A Comenda foi criada no dia 02 de junho de 1993 - ano do centenário de morte do ministro Silvério Fernandes de Araújo Jorge - autoridade escolhida pelo TRT/AL para dar nome ao evento por conta de sua brilhante trajetória profissional e dos seus relevantes serviços prestados à magistratura. O ministro nasceu em Maceió no dia 17 de julho de 1817. Bacharelou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela Academia Jurídica de São Paulo. Foi nomeado promotor público de Maceió, exercendo a função até 1845. Foi juiz municipal e de órfãos nas cidades de Penedo, Traipu e Maceió entre 1848 e 1850. Em julho de 1868, foi nomeado 1º vice-presidente da Província das Alagoas, assumindo a presidência no dia 27 de julho de mesmo ano. Em junho de 1872, foi nomeado desembargador do Tribunal de Relação do Maranhão. Foi nomeado ministro do então Supremo Tribunal de Justiça no dia 23 de fevereiro de 1887.


Fonte: Ascom TRT/AL

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]