Dólar com. 5.1471
IBovespa 0.58
25 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Governador abre 1ª reunião do Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
20/11/2019 às 19h30

Geral

Fórum encerra ciclo de palestras com discussões sobre planejamento e orçamento

Iniciativa fomentou a troca de experiências entre vários países, além de aprofundar os debates com exposições e painéis

Evento reuniu profissionais de finanças públicas reconhecidos nacionalmente e no exterior - Ascom Sefaz

Com apresentações sobre os desafios encarados pela gestão do setor público, o VII Fórum de Coordenação Intergovernamental de Orçamento e Finanças dos Países Íbero-Americanos encerrou, nesta terça-feira (19). O evento, promovido pela Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz), começou na segunda-feira (18) e reuniu mais de 200 participantes.

Nessa terça-feira (19), foram quatro painéis compostos por representantes de diversos países. O dia começou com a mesa “Controle e Gestão de Resultados na Administração Pública”, que teve como moderador o coordenador executivo do Grupo de Gestores das Finanças Estaduais (Gefin), Augusto de Oliveira Monteiro. 

“Essa iniciativa é de extrema importância para promover a troca de experiência entre os países participantes, compartilhando os resultados de sucesso obtidos através das boas práticas de gestão”, explica. 

Na sequência teve o painel sobre “Contabilidade Aplicada ao setor Público”, que abordou a sistemática dos demonstrativos fiscais de maneira automática, gerando rastreabilidade. De acordo com o coordenador-geral de Normas de Contabilidade Aplicadas à Federação da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), Leonardo Silveira, existem dois caminhos que podem ser utilizados para consumo desses dados.

“O primeiro é via Tribunal de Contas. Estamos com um projeto piloto no Espírito Santo, que já está bem avançado. No acordo de cooperação técnica com os tribunais, nós temos discutido a forma de espalhar a experiência desse Estado para os outros entes e tribunais de contas estaduais”, afirma.

Silveira explica ainda que nesse processo o ente da federação envia para o Tribunal de Contas a informação, utiliza da forma que necessita, valida, filtra e envia para o Tesouro Nacional. “Esse é o primeiro caminho, sendo o mais importante. Já o segundo é quando envia diretamente para a Siconfi [Matriz de Saldos Contábeis e Fiscais]”.

O penúltimo painel tratou sobre "Dívida Pública e Sustentabilidade Fiscal". Logo de início, a diretora executiva do Centro de Liderança Pública (CLP), Luana Tavares, explanou sobre a importância do ranking de competitividade. Segundo ela, esta é uma ferramenta que além de avaliar o desempenho dos governos estaduais, auxilia os líderes públicos a diagnosticar e elencar prioridades de gestão.

“O CLP há 8 anos produz, divulga, dissemina e dialoga com os governos estaduais com o objetivo de garantir o uso mais eficiente de dados e evidências em várias áreas de gestão governamental, para promover planejamento de longo prazo. Um dos pilares que nós utilizamos no ranking é o de solidez fiscal”, cita.

Para fechar com chave de ouro, os convidados debateram no último painel sobre "Planejamento e Orçamento Público", parte essencial para um bom resultado de desenvolvimento econômico. A mediação ficou por conta do secretário do Planejamento, Gestão e Patrimônio e presidente do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração, Fabrício Marques.

“Alagoas, nestes dois últimos dias, entrou para a história ao ser o primeiro Estado do nordeste a sediar um evento dessa proporção e com esse impacto na área de economia e finanças”, comenta. 

“Todas as apresentações vão ficar no YouTube posteriormente. Então, quem quiser acessar depois, conhecer o que foi discutido aqui, ficará esse registro no canal da Sefaz. O objetivo foi alcançado. Quero agradecer a todos pela participação”, enfatiza o secretário da Fazenda, George Santoro.


Fonte: Agência Alagoas

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]