Dólar com. 5.2417
IBovespa 0.58
19 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Comissão do Senado aprova aumento de salários de juízes e promotores
21/11/2019 às 21h30

Geral

Novembro Azul: Prefeitura leva Feira de Serviços ao Centro

Feira de serviços leva cuidados com a saúde do homem. - Neno Canuto / Ascom SMS

Levando para mais perto da população serviços de atenção à saúde do homem, a Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e de instituições parceiras, promoveu uma Feira de Serviços nesta quinta-feira (21), no Calçadão do Comércio, no Centro. As atividades integram a campanha do Novembro Azul, mês que busca conscientizar o público masculino sobre os cuidados integrais com a saúde.

Helen Sobral, psicóloga e integrante do Programa de Atenção à Saúde do Homem da SMS, destaca a importância de levar ações como estas para os espaços públicos. “Podemos ter acesso a uma população que muitas vezes deixam de lado os cuidados com a saúde e, mesmo tendo uma unidade de saúde próxima de casa, ainda tem dificuldade de frequentar. Aqui estão tendo a oportunidade de realizar consultas, testes rápidos para IST/Aids e Hepatites Virais,  além da aferição de pressão e medição de glicemia, vacinação, orientações nutricionais, entre outros serviços”, pontuou.

Já Marina Toledo, assessora especial de Políticas Sociais do Município, ressalta que embora o evento tenha sido proposto pela Prefeitura, a presença de apoiadores é fundamental para atender um público maior. “Nosso foco é a prevenção de maneira geral, por isso, além dos serviços que sempre oferecemos nessas ações, contamos também com consultas com cardiologistas, que fazem uma escuta qualificada dos pacientes; oncologistas, que encaminham os pacientes para a realização do exame de PSA (Antígeno Prostático Específico) e clínicos gerais, que encaminham pacientes acima de 60 anos para consultas com urologistas”, detalhou.

Gilberto dos Santos é aposentado e participou da Feira de Serviços no Centro. “Hoje fiz teste rápido, verifiquei glicemia e pressão. Eu não tenho o costume de cuidar da saúde e nem de ir ao posto, então foi bom esses serviços aqui. Vou prestar mais atenção na minha saúde”, disse.

O evento, que espera um público de 800 pessoas, entre homens e mulheres, contou com a parceria da Faculdade Seune, Hospital Cliom, Hospital Vida e da Faculdade Estácio (FAL), que ofereceu serviços de saúde mental com escuta de usuários e “abraços grátis” para quem passava pelo local.

Dia D

Neste sábado (23), de 8h às 12h, unidades de saúde (três por Distrito Sanitário) estarão abertas para uma grande mobilização voltada ao público masculino. Serão ofertados serviços como atendimento médico, enfermagem, nutrição, odontologia e psicologia. Além disso, serão realizados testes rápidos para detecção de HIV, Aids e Hepatites Virais, atualização da caderneta de vacina, palestras sobre câncer de próstata e de pênis, e orientações gerais sobre cuidados integrais com a saúde.


Fonte: Ascom SMS

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]