Dólar com. 5.0082
IBovespa 0.58
28 de março de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Caixa termina de pagar parcela de março do novo Bolsa Família
22/11/2019 às 14h30

Geral

É possível fazer exercício físico apenas com o uso da mente

Não, não é mentira! Há um método que propõe 'exercitar-se' apenas através da imaginação - ou seja, ativar a força da mente. Sim, basta pensar que está a fazer exercício.

Não, não e é mentira! Há um método que propõe 'exercitar-se' apenas através da imaginação - ou seja, ativar a força da mente. Sim, basta pensar que está fazendo exercício. Mas será que é eficaz? A prática é usada nos treinos de alto nível, mas para testar os efeitos que poderia ter em pessoas com uma vida predominantemente sedentária, o programa da BBC 'Confie em Mim, Sou Médico' organizou uma experiência com um grupo de indivíduos sedentários e o professor Tony Kay, da Universidade de Northampton, no Reino Unido.

Kay é especialista em biomecânica do exercício e recrutou sete voluntários que não praticam mais de duas horas de atividade física por semana para submetê-los a uma série de testes voltados para uma área específica do corpo: a panturrilha.

Primeiro, o professor mediu a força deste músculo com o auxílio de um dinamômetro, o tamanho com um aparelho de ultrassom, e a percentagem de uso do músculo com eletrodos. Para isso, o grupo teve que fazer um exercício básico para contrair ao máximo a barriga da perna. 

Após um mês, a força da panturrilha havia aumentado, em média, 8%. Mas um dos voluntários alcançou um aumento de quase 34% na força muscular.

É importante explicar que tal fato não ocorreu por causa de aumento de massa muscular, mas sim porque, ao pensar num exercício particular durante um mês, os participantes aprenderam a estimular melhor as fibras musculares. No início da experiência, o grupo utilizava, em média, 46,3% da massa muscular da barriga da perna. No final, o percentual de uso chegou quase a 69%.

"Conseguiram exigir mais do músculo", explica Kay. "Com isso, ativam uma percentagem muito maior do músculo ao fazer o exercício, o que lhes permite produzir mais força."

O 'motor imaginário' é utilizado por atletas de elite para melhorar seu rendimento, mas também é ideal para evitar perda de força muscular em pessoas lesionadas ou que não podem realizar uma atividade física.


Fonte: Notícias ao Minuto

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]