Dólar com. 5.233
IBovespa 0.58
18 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Delegado diz que hora da morte de idoso não altera crime em banco
13/12/2019 às 19h00

Geral

UBS Maria Tereza Holanda promove curso sobre saúde na infância

Capacitação foi direcionada aos pais e cuidadores das crianças. - Equipe/UBS

Buscando discutir temas relacionados à saúde na infância, profissionais da Unidade Básica de Saúde (UBS) Maria Tereza Holanda, no Ouro Preto, realizaram o curso “Promoção de Saúde na Infância: Um compromisso de todos”. O treinamento foi direcionado a pais e responsáveis das crianças atendidas pela Unidade de Saúde e pela Escola Municipal Luíza Oliveira Suruagy, local onde ocorreu a capacitação.

Regina Coeli Japiá é psicóloga infantojuvenil da UBS Maria Tereza Holanda e uma das organizadoras do curso e destaca a importância da infância no desenvolvimento do ser humano. “Cuidar de uma criança é muito mais que dar escola e alimento. É preciso envolver todos em uma infância saudável e feliz em todos os aspectos, pois é aí que começa a formação do ser humano. Por isso, promovemos esse curso com o objetivo de sensibilizar esses pais e cuidadores”, explicou.

O conteúdo programático do curso foi pensado a partir da necessidade identificada pela profissional junto às famílias que eram atendidas pela Unidade. “Durante os atendimentos, verificamos que muitos tinham dificuldade em educar seus filhos, como por exemplo, educar sem violência. Por isso, discutimos como a autoridade dos pais pode ser exercida por meio da disciplina positiva como estratégia para uma educação não violenta”, explicou Regina Coeli Japiá.

Os pais e responsáveis que participaram do treinamento puderam discutir temas como “A influência da alimentação na saúde bucal infantil’ (Nelida Aleixo – Odontopediatra da Coordenação de Saúde Bucal da SMS); ‘Medicação em crianças” (Clésia Maria Carneiro – Médica Pediatra da UBS); “A garantia do direito à infância enquanto estratégia de Promoção à Saúde” (Anna Emanuelly Oliveira – Assistente Social e Membro do Núcleo Temático da Criança e do Adolescente da Faculdade de Serviço Social da UFAL) e “A disciplina positiva como estratégia para uma comunicação não violenta” (Regina Coeli Japiá – Psicóloga Infantojuvenil e Educadora Parental da SMS).

Outras iniciativas

Regina Coeli Japiá, psicóloga infantojuvenil da UBS Maria Tereza Holanda, destacou, ainda, que em 2020 será criado um grupo fixo na unidade direcionado a pais e cuidadores. “Neste grupo, que terá reuniões mensais, vamos trabalhar temas como educação e desenvolvimento da saúde física e mental de crianças e adolescentes, tratando essa fase da vida com o respeito, a seriedade e o compromisso que ela merece”, adiantou.


Fonte: Ascom SMS

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]