Dólar com. 5.1517
IBovespa 0.58
25 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Governador abre 1ª reunião do Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
13/12/2019 às 14h02

Geral

Afinal, por que a sexta-feira 13 é considerada um dia de azar?

Quando é que esta data passou a ser considerada um dia de azar?

Todos sabemos que a sexta-feira 13 é um dia de azar. Muitas pessoas deixam inclusive de fazer certas coisas nesta data 'fatídica', por medo de que algo mau possa acontecer. E há inclusive uma fobia que se baseia nesse medo e que foi denominada de: triscaidecafobia.

Mas quando é que a sexta-feira 13 passou a ser considerada um dia de azar? Muitos historiadores acreditam que tudo terá começado na Idade Média e que a ideia tem raízes bíblicas.

Há quem acredite que a superstição teve início por causa da Santa Ceia, já que estavam presentes 13 pessoas na mítica refeição e a morte de Jesus aconteceu numa sexta-feira. 

Os historiadores também afirmam que a associação da data ao azar pode estar relacionada com o dia em que Eva comeu a maçã da Árvore do Conhecimento ou quando o grande dilúvio começou. Em alternativa, a superstição pode existir graças a um evento histórico verdadeiramente catastrófico e factual: em uma sexta-feira, dia 13 de outubro de 1307, milhares de Templários foram capturados e torturados na França, como revela o site Be Lifestyle.

Na literatura, o primeiro registro deste mistério surgiu no século XIV, quando o escritor e filósofo Geoffrey Chaucer mencionou no seu livro ‘Os Contos de Cantuária’ que a sexta-feira 13 era um dia de má sorte. Ainda assim, só a partir do século XIX é que se começou a considerar popularmente a sexta-feira 13 como um dia de azar.


Fonte: Notícias ao Minuto

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]