Dólar com. 5.0153
IBovespa 0.58
29 de março de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Caixa termina de pagar parcela de março do novo Bolsa Família
17/01/2020 às 14h00

Geral

Sabia que a menstruação pode ser afetada durante as férias?

Saiba como cuidar do corpo e evitar alterações neste período

Divulgação

Para muitas mulheres, férias e menstruação é uma combinação não muito agradável, devido ao incômodo que podem sentir com o fluxo e sintomas da TPM, como sensibilidade, dor, irritação e indisposição. No entanto, é importante que a menstruação ocorra dentro da normalidade, para evitar alterações hormonais que interferem no estado de saúde da mulher.

Marcos Tcherniakovsky, ginecologista e obstetra, especialista em endometriose, explica que “o ciclo menstrual é muito sensível e pode ser afetado por fatores externos, como temperatura, altitude, mudança na rotina, além de fatores emocionais, como estresse e depressão”. 

Segundo a International Stress Management Association no Brasil (ISMA-BR), uma pesquisa com 556 pessoas revelou que 12% se sentem estressadas com a aproximação das férias. Para as mulheres, o quadro se agrava, pois, ainda de acordo com a entidade, elas usam o período para colocar em dia as tarefas que não realizaram no restante do ano. 

Além do fator estresse, para resolver todas as tarefas e compromissos, pode ser que também haja privação de sono, mudança em seus hábitos diários, dieta, exercícios e viagem com mudança de altitude e por consequência da rotina. Algumas mulheres, quando em regiões montanhosas, têm seu fluxo com maior intensidade, mais cólica e, também, pode atrasar ou vir adiantado.

“É importante o autoconhecimento do corpo, para prevenir um desequilíbrio ou identificar rapidamente o problema e agir, uma vez que a alteração hormonal não apenas desregula a menstruação, mas pode impactar na fertilidade, peso, libido, entre outros fatores”, ressalta o médico.

Como se prevenir

Mantenha a mente calma: conheça os seus limites e seja sincera consigo sobre o que pode fazer e o que é excessivo. Dessa forma, dividir as tarefas com alguém de confiança é importante.

Procure manter sua rotina: mesmo nas férias, é possível sustentar o equilíbrio da alimentação e hábitos do seu dia a dia, como horário para as refeições e cuidados básicos com a saúde, como beber água, dormir e até ir ao banheiro.

Pratique exercícios regularmente: além de colaborar para que o cérebro descarrega hormônios responsáveis pelo prazer e bem-estar, como serotonina e dopamina. Atividades físicas aliviam dores do período menstrual e é indicado, inclusive, para que sofre com as dores da endometriose. Portanto, vale separar 30 minutos por dia, mesmo nas férias, nem que seja para uma caminhada.


Fonte: Notícias ao Minuto

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]