Dólar com. 3,888
IBovespa -1.98
29 de fevereiro de 2020
min. 26º máx. 33º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel IMA inicia projeto de monitoramento do jacaré-do-papo-amarelo
17/01/2020 às 18h00

Geral

Especialistas dão cinco dicas de ouro para ter um abdômen definido

Infelizmente nem todos os fatores que influenciam a tonificação da zona abdominal dependem de você

Reprodução

Se por um lado, a composição corporal – que inclui a massa gorda e magra – é obviamente afetada pela dieta e prática de exercício físico, por outro lado a verdade é que a genética tem um papel fundamental.

Porém, há mais. A gordura alojada na barriga pode ser influenciada por hormônios como o cortisol, o hormônio do stress. Sendo que várias pesquisas sugerem que níveis elevados de stress estão associados a índices mais altos de gordura abdominal em mulheres sem excesso de peso.

“O corpo de todas as mulheres é construído de maneira diferente, de modo que varia mas, em geral, é preciso muito tempo e dedicação para mostrar a definição no abdomen”, diz Amanda Butler, personal trainer e instrutora certificada no The Fhitting Room em Nova York, em entrevista à Women’s Health. “Pode levar entre três meses a um ano para conseguir definição, e não se trata apenas de fazer muitos exercícios abdominais”.

Mas, afinal o que é necessário fazer?

Aumente o cardio

O exercício aeróbico provoca e acelera a queima de gordura. Quanto mais exercícios cardiovasculares fizer, mais perderá a gordura da barriga, de acordo com uma revisão de 16 ensaios clínicos que analisaram a conexão entre os dois.

Exercite os músculos abdominais enquanto faz dieta

“Todo treino deve envolver exercícios abdominais”, diz a personal trainer Anna Kaiser, fundadora da AKT Fitness e a mulher por trás de abdominais de estrelas como a Shakira. Apenas saiba que o exercício por si só não é suficiente para dar definição muscular. Isto porque os exercícios que trabalham os músculos do abdomen não diminuem necessariamente a gordura da barriga. Tal fato foi apurado através da realização de um estudo que observou 24 mulheres que realizaram exercícios abdominais cinco vezes por semana durante seis semanas. Também é necessário que siga uma dieta saudável.

Coma mais proteína

É provável que já saiba que o consumo de proteína é uma parte importante do processo de recuperação entre os treinos, ajudando na recuperação e fortalecimento dos músculos. Todavia, sabia que aumentar a ingestão de proteínas também pode ajudá-lo a alterar a sua composição corporal, diminuindo a gordura corporal?

Ingira uma dieta rica em fibras

Para definir o abdomen tente adicionar apenas 10 gramas extra de fibra à sua alimentação diária.

Um estudo observou uma redução de 3,7% na gordura abdominal de indivíduos durante cinco anos, sem tomar quaisquer medidas para tonificar a barriga.

Evite os hidratos de carbono simples

Os hidratos simples, como pão branco, farinha e arroz, podem elevar vertiginosamente os níveis de açúcar no sangue, aumentando a sensação de fome.

Adicionalmente, quem come mais grãos refinados, comparativamente a grãos integrais também apresenta índices mais elevados de gordura na região abdominal.


Fonte: Notícias ao Minuto

Todos os direitos reservados
- 2009-2020 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]