Dólar com. 5.1142
IBovespa 0.58
26 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tribunal de Justiça de Alagoas integra Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
17/01/2020 às 18h00

Geral

Especialistas dão cinco dicas de ouro para ter um abdômen definido

Infelizmente nem todos os fatores que influenciam a tonificação da zona abdominal dependem de você

Reprodução

Se por um lado, a composição corporal – que inclui a massa gorda e magra – é obviamente afetada pela dieta e prática de exercício físico, por outro lado a verdade é que a genética tem um papel fundamental.

Porém, há mais. A gordura alojada na barriga pode ser influenciada por hormônios como o cortisol, o hormônio do stress. Sendo que várias pesquisas sugerem que níveis elevados de stress estão associados a índices mais altos de gordura abdominal em mulheres sem excesso de peso.

“O corpo de todas as mulheres é construído de maneira diferente, de modo que varia mas, em geral, é preciso muito tempo e dedicação para mostrar a definição no abdomen”, diz Amanda Butler, personal trainer e instrutora certificada no The Fhitting Room em Nova York, em entrevista à Women’s Health. “Pode levar entre três meses a um ano para conseguir definição, e não se trata apenas de fazer muitos exercícios abdominais”.

Mas, afinal o que é necessário fazer?

Aumente o cardio

O exercício aeróbico provoca e acelera a queima de gordura. Quanto mais exercícios cardiovasculares fizer, mais perderá a gordura da barriga, de acordo com uma revisão de 16 ensaios clínicos que analisaram a conexão entre os dois.

Exercite os músculos abdominais enquanto faz dieta

“Todo treino deve envolver exercícios abdominais”, diz a personal trainer Anna Kaiser, fundadora da AKT Fitness e a mulher por trás de abdominais de estrelas como a Shakira. Apenas saiba que o exercício por si só não é suficiente para dar definição muscular. Isto porque os exercícios que trabalham os músculos do abdomen não diminuem necessariamente a gordura da barriga. Tal fato foi apurado através da realização de um estudo que observou 24 mulheres que realizaram exercícios abdominais cinco vezes por semana durante seis semanas. Também é necessário que siga uma dieta saudável.

Coma mais proteína

É provável que já saiba que o consumo de proteína é uma parte importante do processo de recuperação entre os treinos, ajudando na recuperação e fortalecimento dos músculos. Todavia, sabia que aumentar a ingestão de proteínas também pode ajudá-lo a alterar a sua composição corporal, diminuindo a gordura corporal?

Ingira uma dieta rica em fibras

Para definir o abdomen tente adicionar apenas 10 gramas extra de fibra à sua alimentação diária.

Um estudo observou uma redução de 3,7% na gordura abdominal de indivíduos durante cinco anos, sem tomar quaisquer medidas para tonificar a barriga.

Evite os hidratos de carbono simples

Os hidratos simples, como pão branco, farinha e arroz, podem elevar vertiginosamente os níveis de açúcar no sangue, aumentando a sensação de fome.

Adicionalmente, quem come mais grãos refinados, comparativamente a grãos integrais também apresenta índices mais elevados de gordura na região abdominal.


Fonte: Notícias ao Minuto

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]