Dólar com. 5.0081
IBovespa 0.58
28 de março de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Caixa termina de pagar parcela de março do novo Bolsa Família
17/01/2020 às 17h30

Geral

Trabalho acadêmico mostra Programa Ronda no Bairro como case de sucesso

Artigo produzido como Trabalho de Conclusão do Curso Superior de Polícia ressalta a importância da integração entre a Polícia Militar e o Ronda no Bairro

O Programa Ronda no Bairro, do Governo do Estado, voltou a ser tema de produção acadêmica. Dois meses depois de a Comunicação do programa ter sido apresentada como exemplo de utilização do jornalismo de marca dentro do serviço público em Alagoas, em um trabalho de conclusão de pós-graduação, chegou a vez do programa ter a sua atuação com segurança de proximidade reconhecida como exemplo de sucesso na diminuição dos índices de violência em Maceió.

O trabalho intitulado “A integração entre a Polícia Militar de Alagoas e o Programa Ronda no Bairro na redução de crimes contra o patrimônio no bairro do Jacintinho, na cidade de Maceió - AL” foi escrito pelo tenente-coronel Eliezer Roosevelt Mendonça Lisboa para conclusão do Curso Superior de Polícia, e apresentado nesta quinta-feira (16), na Academia de Polícia Militar Senador Arnon de Melo.

De acordo com o autor, o objetivo era mostrar que um trabalho conjunto e humanizado, dentro das forças de segurança pública, é capaz de produzir efeitos mais eficazes e duradouros no combate à violência e à criminalidade.

“Nos estudos feitos para a produção do trabalho, foi percebida uma diminuição nos índices de criminalidade no bairro do Jacintinho. Em comparação aos anos antes da chegada do programa àquele território, nota-se uma redução significativa na quantidade de crimes cometidos, especialmente aqueles contra o patrimônio. E a abordagem adotada pelo Ronda no Bairro é o que faz toda a diferença, pois aproxima a comunidade das forças de segurança”, apontou.

Ainda segundo o tenente-coronel, “é muito claro que, ainda que o Ronda no Bairro tenha surgido baseado em projetos semelhantes no Brasil e mundo afora, hoje ele se estabelece como sendo algo único, muito em virtude do trabalho social que também realiza, e já serve como exemplo para todos os estados do nosso país”.

Para o superintendente do Programa Ronda no Bairro, coronel Cícero Silva - que também esteve presente na banca avaliadora -, “momentos como este reafirmam o sucesso do trabalho desenvolvido até aqui e mostram que é possível, sim, fazer segurança pública de forma diferenciada e com frutos positivos para todos”. 

“Ao mesmo tempo, aumenta a nossa responsabilidade em continuar prestando um serviço de excelência à população, mas este é um bom desafio e que nos motiva a dar sempre o nosso melhor em prol das comunidades que atendemos”, pontuou.


Fonte: Agência Alagoas

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]