Dólar com. 5.1626
IBovespa 0.58
25 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Governador abre 1ª reunião do Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
18/01/2020 às 18h30

Geral

Oportunidades de acesso: Maceió é a cidade menos desigual

Avenida Fernandes Lima. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

Ir andando para o trabalho é bom para saúde, é mais barato, faz bem ao meio ambiente e é um dos indicadores mais usados para medir a qualidade de vida. E Maceió é a cidade menos desigual no acesso a pé ao trabalho. É o que mostra a pesquisa divulgada nessa quinta-feira (16) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), intitulada “Desigualdades Socioespaciais de Acesso a Oportunidades nas Cidades Brasileiras – 2019”.

O estudo faz parte do projeto Acesso a Oportunidades, um diagnóstico nas 20 cidades mais populosas do Brasil. Em São Paulo, a cidade mais desigual, o cidadão com maior renda tem 9,5 vezes mais chance de chegar ao trabalho a pé em até 30 minutos. Na capital alagoana, esse número baixa para 1,7.

A pesquisa também analisou o acesso a escolas e hospitais a pé, de bicicleta e pelo transporte público. Maceió também é a cidade menos desigual.

A secretária de Governança, Íria Almeida, fala sobre os resultados. “A pesquisa mostrou que Maceió é a cidade que tem mais igualdade na distribuição espacial. Ou seja, nossas escolas e nossos postos de saúde estão mais bem distribuídos. Além dos empregos, que estão menos concentrados em grandes regiões. Existe uma distribuição mais igual. Isso é reflexo da nossa política urbana de desenvolvimento conciliada com a distribuição das atividades econômicas e, principalmente, com o que a gente investiu na mobilidade urbana. Um trabalho importante dos últimos anos”, ponderou.

Confira a pesquisa completa: https://www.ipea.gov.br/acessooportunidades/


Fonte: Secom Maceió

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]