Dólar com. 4.986
IBovespa 0.58
28 de março de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Caixa começa a oferecer financiamentos com FGTS Futuro em abril
28/01/2020 às 23h00

Geral

Veja o que acontece ao cérebro quando faz um quebra-cabeças

Diferentes tipos de quebra-cabeças estimulam diferentes partes do cérebro

Os quebra-cabeças podem ajudar a aumentar a sua capacidade mental, seja com as palavras cruzadas, sudoku ou puzzles com mil peças. A verdade é que diferentes tipos de quebra-cabeças estimulam diferentes partes do cérebro.

"De certa forma, a vasta gama de quebra-cabeças abrange todas as habilidades cognitivas, do pensamento espacial à linguagem e ao raciocínio", diz Marcel Danesi, professor de semiótica e antropologia na Victoria College, Universidade de Toronto, e autor de "The Total Brain Workout: 450 quebra-cabeças para aguçar a sua mente, melhorar a a sua memória e manter seu cérebro em forma", citado pelo Reader's Digest. 

Isto significa que, por exemplo, os quebra-cabeças que lidam com a linguagem - como enigmas e acrósticos - estimulam as áreas de linguagem do cérebro, enquanto que aqueles que lidam com algum aspecto do pensamento lógico, provavelmente estimulam áreas de processamento lógico.

Mas o que acontece no cérebro?

Relaxar

Os puzzles, em particular, podem ajudá-lo a relaxar e a reduzir o stress e ansiedade. 

Os quebra-cabeças mais difíceis alteram os padrões de atividade cerebral

Esta atividade ajuda a ativar algumas partes do seu cérebro que não são ativadas no dia-a-dia, melhorando a capacidade cerebral. 

Treino cerebral completo

Os quebra-cabeças ativam os hemisférios esquerdo e direito do cérebro. A imaginação é ativada juntamente com o raciocínio, assim como a memória. 

Os quebra-cabeças podem desempenhar um papel na prevenção do declínio cognitivo

Vários estudos apontam para os benefícios dos quebra-cabeças de palavras e números para melhorar a função cognitiva e ajudar a evitar a perda de capacidade cerebral. 


Fonte: Notícias ao Minuto

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]