Dólar com. 5.2027
IBovespa 0.58
19 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Anvisa discute nesta sexta regulamentação de cigarro eletrônico
28/01/2020 às 12h36

Geral

Prefeito Rogério Teófilo alinha últimos detalhes da festa da padroeira de Arapiraca

Divulgação

O Prefeito Rogério Teófilo reuniu, na tarde desta segunda-feira (27), uma comissão formada por representantes da Concatedral de Nossa Senhora do Bom Conselho, Associação dos Criadores de Cavalos de Sela de Arapiraca (Acesa), Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, secretários e técnicos do Município, para alinhar os últimos detalhes para a Festa da padroeira da cidade.

Os detalhes foram apresentados por cada secretaria e entidades, que através da parceria, contribuem para a beleza da tradicional festa, que reúne uma multidão de fiéis, todos os anos, em homenagem à Nossa Senhora do Bom Conselho. 

A Prefeitura de Arapiraca, sendo a principal colaboradora para a realização das festividades, também participa ajudando na coordenação de dois importantes momentos do evento: a tradicional Cavalgada, com início no dia 31, com saída  da cidade de Bom Conselho até Arapiraca, e a Procissão, que percorre  as ´principais ruas do Centro da cidade, no dia 02 de fevereiro. 

“A Prefeitura, parceira da festa da Padroeira, entende a importância dessa festividade, tradicional na cidade e responsável pelo fortalecimento da nossa cultura e o  turismo religioso. É uma festa grandiosa, que anualmente reúne uma multidão, em todo o trajeto, desde Bom Conselho até à chegada em Arapiraca. Por isso, a necessidade da união das entidades envolvidas para  o sucesso do evento”, afirmou o prefeito Rogério Teófilo. 

Durante a reunião, o superintendente da SMTT, Ricardo Teófilo,  apresentou o mapa dos dois percursos: cavalgada e procissão. Os secretários e técnicos das secretarias também apresentaram a estratégia para garantir conforto e segurança aos participantes e público.

Entre os aspectos abordados: rota, assistência aos participantes e animais, segurança e serviços de saúde, que serão ofertados . “É uma grande responsabilidade, mas que abraçamos com carinho e respeito à fé dos arapiraquenses e visitantes”, completou o prefeito. 

Cavalgada e Procissão

Esta será a 18ª edição da Cavalgada, que repete o trajeto realizado por Manoel André, quando em 1864 trouxe da cidade de Bom Conselho, interior de Pernambuco, a imagem de Nossa Senhora. O cortejo começa após a bênção dos participantes, após a realização da Missa, na cidade de Bom Conselho. O grupo segue, passando por Rainha Isabel-PE, Palmeira dos Índios-AL e Igaci-AL, conduzindo a réplica da imagem da padroeira de Arapiraca, que  ainda percorre mais 8 km assim que entra nos limites do Município. 

Há quase duas décadas a história de fé se repete. A Acesa, com o apoio direto da Prefeitura de Arapiraca, faz o percurso, realizando paradas estratégicas nos municípios e povoados, durante três dias de viagem, até chegar no dia 02, quando a réplica da imagem da santa é entregue a autoridades religiosas, quando inicia a Procissão em homenagem à Nossa Senhora do Bom Conselho, que percorre as principais ruas do centro da cidade.


Fonte: Ascom Arapiraca

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]