Dólar com. 5.0153
IBovespa 0.58
29 de março de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Caixa termina de pagar parcela de março do novo Bolsa Família
28/01/2020 às 19h30

Geral

Laços de coração: em Taquarana, Ministério Público discute e incentiva a adoção

Divulgação

“A adoção é um gesto de amor. E é esse sentimento que eu desejo que seja espalhado aqui nas cidades de Taquarana, Belém e Coité do Nóia. E que seja o amor em todas as suas formas porque, nesse processo de se adotar uma criança ou um adolescente, o sentimento mais urgente e importante que precisa existir é o afeto”. Foi com essas palavras que a promotora de justiça Ariadne Dantas de Meneses deu início, nesta terça-feira (28), ao Seminário “Laços do Coração – aspectos jurídicos e psicossociais da adoção”. O evento seguirá até amanhã e, dentro da sua programação, estão palestras com diferentes especialistas para que a rede de proteção à infância e à juventude seja capacitada sobre o tema.

Antes das falas de abertura do seminário, crianças do grupo “Flauta Doce”, que integra o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) da Prefeitura de Belém, fez uma apresentação emocionante ao público presente. Na sequência, o procurador-geral de justiça em exercício, Márcio Roberto Tenório de Albuquerque, falou em nome da chefia do Ministério Público Estadual de Alagoas (MPAL). “Há tantos meninos e meninas necessitando de carinho e de um lar seguro e a gente sabe que também há muitos pais buscando a adoção. Mas, para que isso aconteça, é preciso obedecer a uma sequência de ritos legais, então, uma atividade como essa capacita, tira dúvidas e ajuda os órgãos competentes a conduzir melhor todo o processo. Que esta ação que ora acontece aqui, seja disseminada por todo o estado, que ela sirva de exemplo para que outros promotores levem o mesmo modelo para suas comarcas. Assim, estaremos distribuindo mais amor em Alagoas”, declarou o chefe do MPAL.

O diretor do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça (Caop), promotor José Antônio Malta Marques, também prestigiou o seminário. “Esse também é o papel do Ministério Público: fazer com que os direitos de crianças e adolescentes sejam respeitados. Enche-nos de esperança ver esse auditório lotado de pessoas, de gestores e técnicos preocupados em encontrar um abrigo seguro para aqueles que estão precisando de uma família”, afirmou.

Segundo a promotora de justiça Ariadne Dantas, o evento foi pensando ainda no segundo semestre do ano passado e, para que ele pudesse ser realizado, ela contou com a essencial participação das Secretarias Municiais de Assistência Social dos três municípios onde trabalha, Taquarana, Belém e Coité do Nóia. “Foi a união de todos nós que permitiu esse momento acontecer. E eu estou imensamente feliz pessoal e profissionalmente em poder fazer parte de tudo isso. O objetivo maior do nosso evento é levar um pouco mais de conhecimento à rede de proteção da infância e juventude e, claro, também poder trocar experiências. A Constituição diz que a criança e o adolescente têm que ser tratados seguindo o princípio da prioridade absoluta. Portanto, estamos aqui para fazer valer esse mandamento”, disse ela.

O evento foi prestigiado por diversas autoridades, dentre elas, o prefeito de Belém, José de Sena, o vice-prefeito de Taquarana, Davi Teófilo, e o procurador do município de Coité do Nóia, Paulo Victor Teixeira de Melo.

As palestras

O seminário foi aberto com a palestra “Adoção no Brasil: aspectos jurídicos do instituto e o cadastro de adoção – sua importância e funcionamento”, ministrada pela própria promotora de justiça.

Na sequência, foi vez da assistente social Elisângela Ferreira da Silva falar sobre “O papel da rede de proteção no acolhimento à gestante e às famílias reconfiguradas no contexto da adoção”.

Em seguida, Aline Ferreira da Silva, psicóloga da Prefeitura de Taquarana, abordou o tema “Da entrega à adoção e à construção de novos vínculos – a superação de preconceitos”.

E a manhã desta terça-feira foi encerrada com a participação de Alberto de Almeida, juiz da 1ª Vara da Infância e Juventude de Arapiraca, que palestrou sobre “O novo Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (SNA) e os pretendentes”.

O evento será encerrado nesta quarta-feira (29) com a palestra “A colocação de criança e adolescente em família substituta sob a forma de guarda: o processo judicial e as responsabilidades”. O tema será explorado por Naira Ravena Andrade Araújo, defensora pública.


Fonte: Ascom MPAL

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]