Dólar com. 5.0081
IBovespa 0.58
28 de março de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Caixa termina de pagar parcela de março do novo Bolsa Família
26/02/2020 às 18h30

Geral

Novo coronavírus: liga japonesa de futebol adia partidas

Doença já matou cinco pessoas no Japão

A liga de futebol profissional do Japão (J-League) anunciou o adiamento de jogos da Copa da Liga e das três divisões do campeonato nacional marcadas entre sexta-feira (28) e 15 de março. O surto do novo coronavírus (Covid-19) no país motivou a decisão, segundo comunicado.

"Especialistas médicos do governo declararam que as próximas duas semanas serão críticas no combate à disseminação do vírus. A J-League não medirá esforços para tomar medidas de prevenção e preparar o retorno dos jogos", diz a nota.

Ao todo, 94 partidas foram adiadas. Três envolvem o Tokushima Vortis, clube da J2 (segunda divisão), que tem como preparador físico o paulista Carlos Suriano. A pausa temporária do torneio, porém, não paralisou o trabalho.

"Alguns clubes deram uns dias a mais de folga. A gente optou por não parar. Como tivemos uma só rodada disputada, achamos melhor dar sequência ao planejamento iniciado na pré-temporada, mesmo sem as partidas oficiais", explicou à Agência Brasil.

"Tínhamos programado amistosos para dar ritmo aos reservas, então vamos utilizá-los em jogo-treino para os titulares, visando mantê-los em condição", completou.

Novo coronavírus mata 5 no Japão

De acordo com a agência de notícias NHK, até 0h desta quarta-feira (26), foram registradas cinco mortes e 862 infecções causadas pelo Covid-19 no Japão - que é sede dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos deste ano.

Entre os casos, 691 envolvem passageiros e tripulantes do navio Diamond Princess, que esteve atracado em quarentena no porto de Yokohama, após chegar de Hong Kong.

O mais recente é de uma mulher de 61 anos que é justamente de Tokushima, cidade onde vive o brasileiro Carlos Suriano há cerca de seis anos.

Apesar do aumento dos casos confirmados no país, o preparador físico sente a população assustada, mas não desesperada.

"O Japão lida com esse tipo de coisa. O pessoal não entra em pânico, tenta fazer o mais correto possível. Eles estão tomando os cuidados necessários. Acho que (o clima) está mais tranquilo do que quando teve (surto de) dengue no interior de São Paulo", disse o brasileiro, natural de Jaú (SP).

Suriano pondera, no entanto, que a precaução por lá é total. Segundo ele, até atividades diárias com torcedores, como treinos abertos e autógrafos, foram canceladas. "É fato que você já não encontra as máscaras de proteção nas lojas, nas farmácias. E quando encontra, a venda é limitada. Álcool em gel também está difícil de achar", relatou.

"Minha família chegou há duas semanas. Eu, particularmente, estou tranquilo. Preocupado sim, mas tranquilo", explicou.

Tóquio 2020 na mira

Nesta quarta-feira (26), o primeiro-ministro japonês Shinzo Abe pediu ao Parlamento o "cancelamento, adiamento ou redução" de eventos esportivos e culturais marcados para as próximas duas semanas. Entre eles, estava um evento-teste da bocha paralímpica para o qual a seleção brasileira da modalidade embarcaria na última segunda-feira (24). A competição não será mais realizada.

Apesar disso, o ministro responsável pelos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, Seiko Hashimoto, garantiu que o cronograma de preparação de Tóquio 2020 segue inalterado.

A posição contrapõe à declaração do mais antigo membro do Comitê Olímpico Internacional (COI), Dick Pound. Na terça-feira (25), ele disse que a realização dos eventos corria risco se a situação não se normalizar até maio.


Fonte: Agência Brasil

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]