Dólar com. 5.1471
IBovespa 0.58
25 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Governador abre 1ª reunião do Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
27/02/2020 às 10h54

Geral

Construtora deverá adotar medidas contra queda de altura e disponibilizar andaimes corretamente

Plataforma Engenharia terá que cumprir a Norma Regulamentadora nº 18, como forma de garantir a saúde e segurança de seus trabalhadores; decisão é resultado de ação ajuizada pelo Ministério Público do Trabalho

O Ministério Público do Trabalho (MPT) obteve uma decisão liminar, proferida pela Vara do Trabalho de Arapiraca, que obriga a empresa Plataforma Engenharia a executar medidas para garantir normas de segurança e saúde a seus trabalhadores. A decisão atende a uma ação civil pública (ACP) ajuizada pelo MPT para pedir a reparação de irregularidades.

Por meio da decisão judicial, a Plataforma Engenharia deverá adotar medidas de proteção contra quedas de altura e disponibilizar, de forma correta, andaimes e plataformas de trabalho nas obras realizadas pela construtora. As obrigações constam nos itens 18.13 e 18.15 da Norma Regulamentadora nº 18, do Ministério da Economia/Trabalho.

O MPT verificou, após denúncia, que a construtora cometeu irregularidades na aplicação dessas normas durante obras de construção e reformas da Escola Estadual Quintela Cavalcanti e da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Arapiraca. Uma inspeção constatou que os trabalhadores utilizavam andaimes sem guarda corpo ou rodapé e sem apoio correto ao chão; o piso era inadequado e com forração incompleta; e não havia escadas ou rampas para os empregados acessarem os andares.

Quando se fala em meio ambiente do trabalho, o Ministério Público do Trabalho afirma que ganha destaque o princípio da prevenção, tendo em vista que os danos causados geralmente são irreversíveis, a exemplo de lesões ou morte, que jamais retornam ao estado anterior. Ao ajuizar a ação, a instituição trabalhista se fundamentou, dentre os dispositivos, no art. 7°, inc. XXII, da Constituição Federal, que prevê como direitos dos trabalhadores a "redução dos riscos inerentes ao trabalho, por meio de normas de saúde, higiene e segurança".

A Plataforma Engenharia ainda recebeu recomendação para corrigir as irregularidades verificadas na inspeção, mas, durante novas diligências, o MPT verificou que os mesmos problemas permaneciam – irregularidades que expõem riscos graves à saúde e integridade física dos trabalhadores da empresa.

Caso descumpra a decisão de adotar medidas de proteção contra quedas de altura (item 18.13 da NR 18) e de disponibilização correta de andaimes, a Plataforma Engenharia estará sujeita à multa de R$ 2,5 mil por obrigação descumprida, com a acréscimo de R$ 500 por trabalhador atingido.


Fonte: Ascom MPT/AL

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]