Dólar com. 4.9921
IBovespa 0.58
28 de março de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Caixa começa a oferecer financiamentos com FGTS Futuro em abril
28/02/2020 às 12h17

Geral

Postos volantes vacinam contra o sarampo no fim de semana

Marco Antônio/Secom Maceió

Dando continuidade à campanha de vacinação contra o sarampo no Município, a Gerência de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza, neste sábado (29) e domingo (1), vacinação nos postos volantes da capital. As ações ocorrem no Maceió Shopping (Mangabeiras), Parque Shopping (Cruz das Almas) e Shopping Pátio (Benedito Bentes). A imunização de sábado acontece de 10h às 22h e, no domingo, das 14h às 20h.

Segundo a gerente de Imunização, Eunice Amorim, o objetivo da campanha é vacinar de forma seletiva pessoas de 05 a 19 anos de idade. “Será avaliada a situação vacinal dessas pessoas conforme as normas do Programa Nacional de Imunizações a fim de interromper a circulação do vírus do sarampo e proteger os grupos mais acometidos pela doença no país”, explica.

Na ocasião, também ocorrerá a atualização da Caderneta de Vacinação, com ofertas das demais vacinas do Calendário Nacional de Vacinação. A prevenção do sarampo é feita pela vacina Tríplice Viral.

Transmissão da doença

Essa é uma doença altamente contagiosa e é propagada por meio das secreções mucosas (como a saliva) de indivíduos doentes para outros não-imunizados. O período de incubação dura em média 10 dias, mas pode variar de 7 a 18 dias.

Os principais sintomas são febre, tosse persistente, conjuntivite, coriza e fotofobia. Do 2º ao 4º dia desse período os sintomas se agravam e surgem outros sinais da doença como manchas vermelhas e prostração. O sarampo também pode causar infecções nos ouvidos, pneumonia, diarreia, convulsões e lesões no sistema nervoso, podendo evoluir para óbito.


Fonte: Ascom SMS

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]