Dólar com. 5.1471
IBovespa 0.58
25 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Governador abre 1ª reunião do Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
28/02/2020 às 21h00

Geral

Projeto Sacola Viajante estimula a leitura entre alunos do 1º ao 5º ano do fundamental

A iniciativa é da Escola Estadual Marcelo Resende e acontece uma vez por semana

Projeto incentiva a leitura entre as turmas do ensino fundamental - Valdir Rocha/Ascom

A leitura abre uma janela para as habilidades linguísticas, de memória e de conhecimento. Pensando nisso, para estimular esta prática com alunos do ensino fundamental (1° ao 5° anos) das turmas da manhã e da tarde, a Escola Estadual Marcelo Resende, localizada no bairro Gruta de Lourdes, em Maceió, criou o projeto Sacola Viajante com o intuito de fomentar a prática da leitura e da escrita. A unidade, por sinal, é uma das escolas que participará do programa Criança Alfabetizada, onde Estado e Municípios unirão forças para alfabetizar 80 mil crianças alagoanas na idade certa – até os 7 anos de idade.

A cada semana são distribuídos para os 258 alunos que estudam na instituição livros de histórias, de contos de fadas e de lendas para que eles aprendam a interpretar, a relatar e a narrar os acontecimentos. Já na data final de cada mês, os professores se reúnem no pátio da unidade para apresentar as peças teatrais e musicais. Além do mais, durante a apresentação, os professores acrescentam belos cenários para aumentar a concentração e atenção da criançada. 

“Este projeto é importante porque possui uma série de atividades que podem ser utilizadas para trabalhar dificuldades na aprendizagem dos alunos. O resultado está sendo surpreendente. Na semana, quando acontece algum imprevisto, os alunos cobram. É bom ver o engajamento deles e dos professores que sempre capricham nas produções,” explica a diretora Rosana Maria Lima Santos. 

Incentivo à leitura

A professora Iranilde Soares Santos, que leciona para as turmas do 1° ano do ensino fundamental, ressalta a importância da produção das sacolas. “As crianças, quando viram as ‘Sacolas’ coloridas, ficaram encantadas.  Nós, professores, fazemos com que a produção seja atrativa para que os alunos possam se interessar pelo conteúdo do livro e apresentar posteriormente”, revela. 

A aluna Nicole Amara, do 4° ano do ensino fundamental, disse que, desde o início, participa do projeto. “Gosto muito dessa ação. Todo final de semana leio um livro. Na última vez, levei o livro ‘À beira-mar’, porque descreve as lendas. Além disso, eu me identifico com a personagem do livro, com o mesmo tamanho do meu cabelo”, conta a aluna. 

O projeto

O projeto Sacola Viajante foi criado desde 2017. Inicialmente se chamava ‘Projeto Mala Viajante’ por utilizar uma ‘pasta’. Agora, a proposta é de uma ‘Sacola’ que se tornou mais fácil para carregar como intuito de fazer com que os pais acompanhem seus filhos no hábito da leitura.


Fonte: Agência Alagoas

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]