Dólar com. 5.0153
IBovespa 0.58
28 de março de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Caixa termina de pagar parcela de março do novo Bolsa Família
28/02/2020 às 22h30

Geral

IMA inicia projeto de monitoramento do jacaré-do-papo-amarelo

Ida ao campo em quatro municípios deve dar atenção especial aos ovos da espécie

Equipe encontrou ovos pisoteados aparentemente por gado - Ascom IMA

O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL) inicia nesta sexta-feira (28) o monitoramento do jacaré-do-papo-amarelo. A equipe do órgão irá atuar junto com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) nos municípios de Marechal Deodoro, Pilar, Penedo e Jequiá da Praia.

A atividade, promovida pela Gerência de Fauna, Flora e Unidades de Conversação (Gefuc) do Instituto, irá conduzir estudos populacionais do jacaré-do-papo-amarelo no Estado. Até o dia 6 de março, as equipes dos órgãos estadual e federal irão experimentar metodologias para levantamento de dados biométricos de indivíduos das espécies, assim como a ecologia de nidificação.

O projeto dará ênfase especial aos ninhos do jacaré-do-papo-amarelo. Em visita anterior, foi observado o pisoteamento dos ovos, aparentemente por gado. Pode-se também verificar o desaparecimento de ovos por predadores (lagartos, quatis e aves) ou aumento do nível da água. Os Institutos irão acompanhar a nidificação nas regiões para preservar a etapa mais importante da reprodução da espécie.

Junto com o ICMBio, serão visitadas a Área de Proteção Ambiental (APA) da Marituba do Peixe – reserva estadual em Penedo, a Reserva Extrativista Marinha da Lagoa do Jequiá e a várzea do Rio Paraíba nos municípios de Marechal Deodoro e Pilar. O projeto também deve beneficiar comunidades das regiões, além de favorecer a cadeia animal do entorno.

Jacaré-do-papo-amarelo

O jacaré-do-papo-amarelo (Caiman latirostris) é um réptil encontrado em áreas alagáveis como brejos, mangues, pântanos, rios e lagoas. O animal pode passar de dois metros de comprimento e viver por mais de 50 anos. A espécie cria ninhos com cerca de 20 ovos. Período de maior número de eclosões de ovos é entre fevereiro e abril.

O réptil é conhecido como jacaré-do-papo-amarelo pois, durante a fase do acasalamento, costuma ficar com a área do papo amarelada.


Fonte: Ascom IMA/AL

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]