Dólar com. 3,888
IBovespa -1.98
04 de abril de 2020
min. 25º máx. 31º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Covid-19: mortes somam 359 e infectados são 9 mil no Brasil
26/03/2020 às 19h00

Geral

Saiba como evitar acidentes com energia seguindo as dicas da Equatorial Alagoas

Distribuidora alerta população a redobrar os cuidados dentro de casa durante a pandemia do coronavírus

Prefira usar o filtro de linha como opção para ligar vários equipamentos ao mesmo tempo - Divulgação

Energia é um item indispensável na vida dos alagoanos, especialmente nesse momento de isolamento social em decorrência da pandemia do coronavírus. A energia elétrica é necessária para que as pessoas consigam trabalhar, entreter as crianças e se manter informado.  E nesse período em que a melhor forma de combater a disseminação da COVID-19 é evitar espaços com aglomeração de pessoas e permanecer mais tempo em casa, é importante seguir algumas dicas da Equatorial Alagoas sobre como utilizar a energia de forma segura para todos.

Para o executivo de Segurança da Equatorial, Rafael Clemente, nesse momento de isolamento, os cuidados de segurança com a energia não podem ser deixados de lado.  “É importante não fazer improvisações, como desencapar fios e conectá-los, nem utilizar fios emendados. Fios derretidos, pequenos choques e cheiro de queimado indicam problemas na instalação que precisam ser corrigidos imediatamente. A instalação elétrica da residência deve ser adequada a carga dos equipamentos que serão utilizados, bem instalada, com boas conexões e aterramento”, reforçou.

Confira abaixo as orientações para utilizar a energia de forma segura:

Água e energia

· A água e energia não combinam e potencializam o risco de acidentes. Por isso, é importante evitar o contato com equipamentos elétricos com as mãos e/ou pés molhados e realizar consertos em instalações elétricas em locais úmidos e molhados;

· Para trocar a temperatura do chuveiro é importante que ele esteja desligado e o corpo não deve estar molhado. Além disso, recomenda-se usar calçado de borracha na hora de fazer a mudança;

· É preciso cuidado em relação a resistências dos chuveiros elétricos. Nunca altere o tamanho nem reaproveite resistências queimadas.

Lâmpadas e tomadas

· Antes de trocar uma lâmpada, desligue o interruptor. Não toque na parte metálica do bocal, nem na rosca. Não exagere na força ao rosquear, pois o vidro pode quebrar em sua mão;

· Atenção ao uso do famoso “T” (benjamim) para ligar aparelhos elétricos. A utilização do objeto pode dar origem a um curto-circuito ou princípio de incêndio, se houver sobrecarga na instalação elétrica. O correto é usar filtro de linha como opção para ligar vários equipamentos ao mesmo tempo;

·  Não se esqueça de verificar sempre a voltagem correta do aparelho antes de conectá-lo à energia. Observe o diâmetro dos pinos e jamais force a conexão deles em uma tomada. Também nunca retire qualquer pino dos plugues, isso pode causar sobrecarga e graves acidentes.

Instalações de antena e reformas

· Não instalar antenas próximo à rede elétrica, pois há risco de contato na fiação e consequente choque;

· Ao fazer pequenos reparos, também é necessária atenção e respeitar a distância mínima com a rede da Equatorial. Dessa forma é possível evitar contato acidental de escadas e andaimes com a rede elétrica.

Rafael, explica ainda que além das dicas mencionadas, é necessário ficar atento a criançada que costuma criar brincadeiras e utilizar objetos que não são brinquedos. “É importante sempre colocar protetores nas tomadas, especialmente se houver crianças em casa. A garotada é bastante curiosa e devido ao confinamento, pode colocar objetos metálicos nas tomadas ou ligar mais de um aparelho no mesmo ponto de energia sem as devidas precauções”, frisou.

A Equatorial orienta ainda que se alguém for vítima de choque elétrico, não se deve tentar tocar na pessoa que está recebendo a carga. A melhor forma de ajudar é desligar o disjuntor ou chave geral e ligar para emergência no 193 ou 192.


Fonte: Assessoria de Imprensa da Equatorial Energia Alagoas

Todos os direitos reservados
- 2009-2020 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]