Dólar com. 5.1471
IBovespa 0.58
24 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Governador abre 1ª reunião do Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
03/04/2020 às 17h14

Geral

Sindpol entra na Justiça para garantir direito ao teste do Covid-19 à policial civil

O Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol) ajuizou ação na Comarca da cidade de Camaragibe-PE, requerendo que a Justiça determine que o município realize o teste laboratorial da patologia de covid-19 na policial civil Marilia Penelope e seu marido Jonathas Alves.

A policial civil, que trabalha na Delegacia de Matriz de Camaragibe, apresentou os sintomas (falta de ar, febre alta, dores no corpo, tosse, garganta irritada, diarreia) em Camaragibe-PE, onde reside. Ela procurou a unidade de saúde daquele município, que apenas realizou o teste clínico. O médico emitiu o atestado e pediu para que ela e o marido ficassem em quarentena por 14 dias.  A policial civil não passou por exame para comprovar a doença da nova coronavírus, o covid-19.

Buscando preservar a sindicalizada, o presidente do Sindpol, Ricardo Nazário, deu celeridade ao atendimento. O advogado do Sindpol Pedro Andrade informa que a ação, Processo nº 0001083-23.2020.8.17.2420, visa a obrigar liminarmente que o município realize o exame laboratorial e solicita ainda multa diária de R$ 1.000,00 por descumprimento.

O presidente do Sindpol parabeniza a policial civil pelo ato de responsabilidade ao querer fazer o teste, que é um direito do cidadão. “O Sindicato não vai abandonar seus sindicalizados e sempre buscará os meios para proteger, prevenir e dar segurança aos policiais civis”, disse.

O sindicalista destaca que descaso, que aconteça em Pernambuco, não venha acontecer em Alagoas. “O Sindpol está prevendo o afastamento de policiais devido à falta de materiais de prevenção e o afastamento de policiais do grupo de risco.

Ricardo Nazário também faz o alerta para as medidas de prevenção nas delegacias, como ficar a uma distância mínima de 1,5 metro da população, lavar as mãos, usar álcool em gel e máscara.

O dirigente destaca que o Sindpol publicou card com as orientações para resguardar a família policial, a exemplo: colocar roupas e pertences em sacolas separadas: carteira, chave; tomar banho assim que chegar em casa; não compartilhar objetos pessoais; lavar o uniforme; não usar a mesma roupa duas vezes; lavar objetos como chaves óculos e calçados com água e sabão, se possível passar álcool gel 70%; limpar a arma, algemas, cinto de guarnição e o celular com álcool gel 70%.

Situação da policial

A policial e o marido já passaram pelo pior período da doença e se recuperam bem, com a ajuda dos familiares. O marido precisou ficar internado na UTI, mas já retornou para a casa. No isolamento, um toma conta do outro.

A policial e sua família enfrentaram o preconceito da população. Marília e o marido tiveram que ficar longe dos filhos. Ela agradece o atendimento, o apoio e empenho da Samu, que sempre prestou atenção ao casal e seus familiares.


Fonte: Ascom Sindpol

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]