Dólar com. 5.0153
IBovespa 0.58
29 de março de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Caixa termina de pagar parcela de março do novo Bolsa Família
03/04/2020 às 18h02

Geral

Maceió: Saúde finaliza compra de máscaras e álcool em gel

Material deve ser entregue pelos fornecedores em até 15 dias; unidades continuarão sendo abastecidas

Para ofertar mais segurança aos servidores e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) de Maceió no combate ao novo coronavírus, a Secretaria Municipal de Saúde finalizou o processo de compra emergencial de 100 mil máscaras e 10 mil frascos de álcool em gel, que serão direcionados às unidades de saúde.

O processo foi possibilitado pela Lei Federal 13.979/2020, que permite a compra de materiais utilizados no enfrentamento à covid-19 sem licitação. Os produtos devem ser entregues em até 15 dias pelos fornecedores à SMS.

“Nós estamos empregando todos os esforços possíveis para a compra dos materiais necessários. Apesar de existir uma dificuldade a nível mundial na aquisição desses EPIs, conseguimos finalizar o processo de compra emergencial que deve abastecer por meses nossas unidades, garantindo a segurança da população e dos nossos servidores”, destaca o secretário municipal de Saúde, José Thomaz Nonô.

A diretora de Gestão Administrativa da Secretaria Municipal de Saúde, Dayse Amâncio, explica que foi preconizada a transparência na realização do processo. “A Secretaria instituiu uma Comissão de Acompanhamento e Instrução Processual para as compras dos insumos necessários para o enfrentamento da covid-19. As áreas encaminharam os quantitativos necessários, foram abertos os processos e a comissão elaborou em conjunto o termo de referência”, detalhou. 

“Em seguida, a Comissão analisou o processo e publicou que estava  recebendo as propostas dos fornecedores no Diário Oficial do Município e no site da Arser (Agência Municipal de Regulação de Serviços Delegados). As empresas encaminharam as propostas, que foram analisadas e definidos os fornecedores”, acrescentou Dayse, explicando que, na próxima segunda-feira (6), será publicado no DOM os fornecedores que ganharam o processo.

Distribuição de máscaras

Além da aquisição do material pela SMS, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) entregou 15 mil máscaras que serão distribuídas às unidades da Capital a partir de segunda, como explica a diretora de Atenção à Saúde da SMS, Nara Albuquerque. “As máscaras que a gente tinha em estoque foram suficientes para suprir as nossas necessidades, de forma que nenhuma unidade ficou sem esses materiais. Agora aguardamos o prazo legal de entrega do fornecedor para termos mais em nossos estoques, além das entregues pela Sesau”, detalhou. 


Fonte: Ascom SMS

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]