Dólar com. 5.0153
IBovespa 0.58
29 de março de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Caixa termina de pagar parcela de março do novo Bolsa Família
06/04/2020 às 21h15

Geral

Devido à interdição da rua principal do Mutange, IMA realoca Herbário MAC e Jardineto

O acervo, que possui plantas vivas e desidratadas, será mantido e preservado

Com a mudança de prédios, devido à interdição da principal via do bairro Mutange, em Maceió, o Herbário MAC do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL) irá permanecer fechado para consultas e estudos até que seja realocado para a nova sede do órgão ambiental.

O acervo do Herbário MAC possui mais de 67 mil espécies de plantas desidratadas, identificadas e catalogadas, com exemplares coletados dentro e fora do Estado alagoano e sendo referência a um dos principais centros de pesquisa no Brasil, reconhecido também por estudiosos de outros países como Colômbia, Inglaterra, Suíça e Estados Unidos.

Rosângela Lemos, Curadora do Herbário MAC, está há 40 anos no órgão ambiental e acompanhou várias mudanças. Ela afirma que as parcerias com pesquisadores continuam, e o acervo florístico será conservado e transportado com seguridade.

“A coleção será mantida em segurança pois trata-se de um patrimônio inestimável que representa a flora alagoana, com 67 mil amostras de plantas desidratadas. Além de toda a bibliografia específica incluindo espécies antigas e raras”, relata a curadora.

Nesse período de transição de locais, a equipe técnica do Herbário do IMA irá atualizar o banco de dados para que possam ser disponibilizados online de maneira periódica.

O que também vai ganhar um novo espaço e será reconduzido é o Jardineto Botânico. O acervo vivo de plantas é formado pelo Herbário e faz parte da estrutura do IMA. Dispõe de plantas nativas e exóticas, como Craibeira, Ouricuri, Jequitibá, Mandacaru e Pau Brasil.


Fonte: Agência Alagoas

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]