Dólar com. 5.1471
IBovespa 0.58
25 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Governador abre 1ª reunião do Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
06/04/2020 às 22h30

Geral

Município paulista inicia testagem de covid-19 em domicílio

São Caetano do Sul tem 4 mil kits para testes rápidos

A prefeitura de São Caetano do Sul começou nesta segunda-feira (6) o programa de testagem domiciliar para detectar covid-19, aberto exclusivamente aos moradores com sintomas de gripe (como febre, tosse, coriza e outros). A prefeitura informou que a rede municipal tem 4 mil kits de testes para o programa.

O cidadão deverá registrar seus dados pessoais e informar os sintomas, a qualquer hora, no hotsite ou pelo Disque Coronavírus (0800 774 4002), que funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h, e aos sábados, das 8h às 12h.

“Assim temos uma intervenção mais rápida, com diagnóstico precoce, e isolamos o morador com síndrome gripal - que pode ser um indicativo de covid-19-, diminuindo a exposição dele a outras pessoas e dos profissionais de Saúde aos riscos de transmissão do vírus”, afirmou o prefeito José Auricchio Júnior.

A iniciativa resulta de parceria com o curso de medicina da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) e o Instituto de Medicina Tropical da Universidade de São Paulo (USP). A General Motors do Brasil emprestou 18 carros para utilização no programa.

“É uma estratégia de contenção da epidemia, baseada em princípios exitosos na Coreia do Sul e no Canadá, e que segue os parâmetros da OMS (Organização Mundial da Saúde)", disse o professor do curso de Medicina da USCS e infectologista da rede municipal de Saúde, Fábio Leal.

Como funciona?

Após avaliação do cadastro realizado pelo cidadão, alunos do 5º e do 6º ano do curso de medicina da USCS ligarão para o morador em até 24h para complementar as informações. Depois deste atendimento, os profissionais vão decidir se o paciente será monitorado ou se já será enviada equipe para entregar o kit de testagem em sua casa.

Antes da entrega do kit, o morador receberá um vídeo explicativo para realizar a autocoleta, que consiste na retirada de secreções das narinas e da garganta por dois cotonetes.

A visita para entrega dos materiais será realizada por aluno e agente do Programa Saúde da Família, ambos devidamente identificados e com equipamentos de proteção individual. De acordo com a prefeitura, o material coletado será enviado para o Instituto de Medicina Tropical da USP e o resultado estará disponível em até 48 horas.


Fonte: Agência Brasil

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]