Dólar com. 5.1626
IBovespa 0.58
25 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Governador abre 1ª reunião do Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
08/04/2020 às 20h30

Geral

Comunidades Acolhedoras redobram cuidados com segurança sanitária

Medidas de higiene foram reforçadas e visitas de familiares estão suspensas durante a quarentena

Medidas de higiene foram reforçadas e visitas de familiares estão suspensas durante a quarentena - Cortesia

Em tempos de quarentena, garantir a saúde e a segurança das pessoas que estão passando pelo tratamento contra a dependência química nas 35 comunidades acolhedoras credenciadas à Rede Acolhe é uma das prioridades da Secretaria de Estado de Prevenção à Violência de Alagoas (Seprev/AL).

Pensando nisso, desde o decreto de emergência que determinou o fechamento de igrejas, shoppings, centros comerciais, escolas privadas e públicas, as comunidades acolhedoras promoveram mudanças e se adaptaram para continuar oferecendo tratamento adequado para os dependentes químicos e segurança sanitária, tanto dos acolhidos quanto dos funcionários e colaboradores das instituições.

Medidas básicas, como lavar as mãos com água e sabão, higienizar os dormitórios, lavar as áreas de uso comum com mais frequência, utilizar álcool em gel nas maçanetas de portas, nos telefones e teclados de computadores foram reforçadas.

Antônio Carlos Magalhães, psicólogo e coordenador técnico da Comunidade Acolhedora São Paulo Apóstolo, situada no município de Coité do Noia, explica que, desde o início da pandemia, os gestores da comunidade estavam acompanhando a situação a fim de levar as primeiras orientações aos acolhidos.

“Estamos atentos para sempre seguir as orientações da Secretaria de Saúde e também da Seprev. Fizemos uma reunião interdisciplinar entre o presidente, técnicos, conselheiros e monitores com a presença dos atendidos pela Rede Acolhe para esclarecer o momento que passamos e conversar sobre a importância de acatar os cuidados para evitar contrair ou transmitir a Covid-19”, ressalta Magalhães.

Após a reunião, técnicos passaram a trabalhar o tema por meio de dinâmicas, palestras e reportagens visando minimizar as dúvidas sobre a doença entre o grupo.

“Diante dos sucessivos esclarecimentos nos grupos terapêuticos e de uma abordagem cotidiana realizada para que as diretrizes estabelecidas não sejam quebradas, o grupo tem se mostrado coeso às medidas de prevenção ao novo coronavírus”, disse o psicólogo.

Na Fazenda Esperança Santa Terezinha, em Marechal Deodoro, não está sendo diferente. Além de redobrar os cuidados com a higiene no cotidiano, os funcionários foram suspensos e novos acolhimentos também não estão mais acontecendo. Por lá, as visitas de pessoas externas e de grupos também foram proibidas.

“Também não recebemos visitas de familiares para termos esse controle de pessoas. Desse modo, estamos blindados. Com a situação, autorizamos o grupo a acompanhar os noticiários televisivos e entender um pouco mais sobre a gravidade da situação”, disse Osvaldo César, presidente da comunidade.

Para a titular da Seprev, Esvalda Bittencourt, a prioridade é garantir a integridade física e psicológica dos dependentes químicos que já se encontram acolhidos nas comunidades. “Este é um público que requer muita atenção nossa. Muitos, ao entrar nas comunidades para tratamento, já se encontram com a saúde muito debilitada, por isso precisamos garantir 100% de proteção”, declarou a secretária, ao lembrar que no início da pandemia foi enviado um protocolo de atendimento especial para o período de quarentena.

“Criamos alguns procedimentos e encaminhamos para todas as comunidades, seguindo as orientações dos órgãos de saúde e da própria Secretaria Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas do Ministério da Cidadania”, enfatizou Esvalda Bittencourt.


Fonte: Agência Alagoas

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]