O Dia do Milho é comemorado internacionalmente em 24 de abril. A data homenageia um dos cereais mais nutritivos e consumidos no mundo todo. Além disso, o milho tem grande valor cultural. No Nordeste brasileiro, por exemplo, é o principal ingrediente dos pratos das tradicionais festas juninas. E, para celebrar a data, o chef de cozinha e professor de Gastronomia da UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau Maceió, Antônio Mendes, ensina uma receita de mungunzá salgado de frutos do mar.
"É um prato tradicional na cozinha da Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará, diferentemente do tradicional Mungunzá doce que comemos em Alagoas. O prato pode ser feito com diversos outros ingredientes, como carnes bovinas, caprinas, suínas e ovinas e tem como base principal da receita o milho e um caldo que possa passar bastante sabor para a preparação. É uma refeição bastante completa e reconfortante, ideal para comer e depois tirar aquele "cochilo" pra descansar", explica Antônio
Ingredientes:
Modo de preparo:
- Mungunzá
Cozinhe o milho na panela de pressão até que ele fique "al dente" (cozido, mas com alguma firmeza), após isso, debulhe o milho da espiga. Refogue em uma panela o bacon, calabresa, cebola roxa, alho, adicione o caldo de frango ou legumes e deixe cozinhar até que o milho fique bem macio e o caldo reduzido. Reserve.
Corte o maxixe em formato de meia lua. Em uma panela adicione o vinagre, açúcar, cravo e canela, até que o açúcar dissolva. Adicione essa mistura nos maxixes e deixe esfriar em temperatura ambiente. Depois, leve para a geladeira por, pelo menos, seis horas.
- Aioli
Fonte: Assessoria