Dólar com. 5.1471
IBovespa 0.58
25 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Governador abre 1ª reunião do Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
28/05/2020 às 09h36

Geral

Hospital Metropolitano já tem 40% de ocupação dos leitos após 12 dias de funcionamento

Estrutura inicia atividades em meio à pandemia da Covid-19 e inova com humanização dos serviços para pacientes, familiares e equipe técnica

Localizado no Tabuleiro do Martins, Hospital Metropolitano tem 160 leitos - Márcio Ferreira/Ascom

Desde que o Hospital Metropolitano abriu as portas para tratar pacientes com Covid-19, há apenas 12 dias, a unidade já atendeu cerca de 90 casos confirmados da doença, realizou 31 altas médicas e contabilizou sete óbitos até o momento. O hospital tem hoje uma taxa de ocupação em torno de 40%, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).

O Hospital Metropolitano é, no momento, um hospital “portas fechadas”, assim como o Hospital da Mulher, isto é, atende apenas pacientes já regulados por outras unidades de saúde como as Centrais de Triagem ou as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). De acordo com o secretário Executivo de Ações em Saúde, o médico Marcos Ramalho, que responde pela direção do Hospital Metropolitano, a unidade hospitalar chega para dar assistência à população alagoana num momento de extrema necessidade e, portanto, seu papel agora é fundamental.

“Nesses 12 dias de funcionamento do hospital, fica clara a importância desse equipamento para o povo de Alagoas, sobretudo neste momento de pandemia. Ele chega para cumprir uma meta do Governo do Estado de ampliar a oferta de leitos à população, mas não só ampliar, como oferecer também serviço de qualidade. Hoje recebemos pacientes que precisam de cuidados em leitos clínicos e aqueles com insuficiência respiratória ou instável hemodinamicamente, que são consideradas graves e que vão para a UTI”, disse.

A abertura do Hospital Metropolitano, antecipada pra o dia 15 de maio, se deu em virtude da necessidade de ampliação de leitos clínicos e de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) na rede pública estadual por causa da pandemia do novo coronavírus. Localizado no Tabuleiro do Martins, tem 160 leitos, sendo 30 de UTI e 130 enfermarias, e conta com respiradores, monitores multiparâmetro e bombas de infusão, entre outros equipamentos como o tomógrafo, para realização de exames de tomografia computadorizada no próprio hospital – procedimento imprescindível para investigação de doenças respiratórias.

Humanização

Um diferencial do Hospital Metropolitano é a humanização no atendimento aos pacientes, aos seus familiares e à própria equipe técnica.

Com cerca de 800 profissionais exclusivos para o tratamento da Covid-19, o hospital disponibiliza plantões psicológicos para dar suporte aos técnicos que apresentem algum problema emocional. A medida humaniza as atividades laborais e busca valorizar e preservar a equipe multidisciplinar, ao melhorar a qualidade de vida tanto no âmbito pessoal quanto profissional por meio desse espaço de acolhimento para o colaborador.

“A humanização hospitalar é essencial e precisamos ser empáticos com os pacientes e profissionais para que possamos passar por esse que é o maior desafio de nossa geração. As ações cuidam da saúde mental dos nossos colaboradores, que estão engajados neste trabalho de enfrentamento à Covid-19”, destacou Marcos Ramalho.

Além do suporte aos profissionais da linha de frente, o hospital dispõe de uma equipe de psicologia hospitalar que atua junto aos pacientes, com ações psicoterapêuticas, para eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde mental, uma vez que a internação de pessoas por Covid-19 pode ser longa e veta as visitas presenciais de familiares diante do alto grau de contágio do vírus, fator que tem deprimido os pacientes.

Pensando nisso, o Metropolitano também tem se utilizado da tecnologia para promover um contato mais próximo entre os pacientes e seus familiares, por meio de tablets e smartphones em horário previamente marcado pelo telefone (82) 3373-9604. A visita virtual conta com a avaliação prévia dos setores de Assistência Social e Psicologia do hospital.

Durante a marcação, os assistentes sociais e psicólogos estão munidos de todas as informações a respeito do quadro de saúde e repassam aos familiares antes mesmo de a visita ocorrer. A partir das confirmações, com o paciente apto ao contato, um membro da família tem acesso virtual à pessoa que está em tratamento.

“Nós assumimos com o propósito que o Hospital Metropolitano seja o melhor hospital de Alagoas, público e de qualidade. Cientificamente, temos a comprovação de que o afeto e o carinho das pessoas mais próximas auxiliam na recuperação do paciente. Desta forma, a humanização no atendimento, para usuários e profissionais, faz parte desse objetivo, que é de sermos o melhor hospital de Alagoas”, concluiu o diretor-médico Marcos Ramalho.


Fonte: Agência Alagoas

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]