Dólar com. 5.1471
IBovespa 0.58
24 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Governador abre 1ª reunião do Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
28/05/2020 às 13h01

Geral

É falso que há falta de medicamentos em unidades de saúde de Maceió

Prefeitura e Secretaria de Estado da Saúde esclarecem que informação não procede

Agência Alagoas

Circula nos grupos de WhatsApp um vídeo gravado por um ex-candidato ao cargo de senador por Alagoas, no qual ele diz que medicamentos contra a Covid-19 não estão sendo fornecidos pelas unidades básicas de saúde de Maceió. A informação é falsa.

“Enquanto o rico vai pras farmácias e compra sua medicação, compra o remédio contra o Covid, o pobre sai daqui com uma receita, sem a medicação. É um absurdo o que está acontecendo nas unidades de saúde pública de Maceió. As pessoas estão saindo com a receita na mão e infelizmente sem a medicação”, diz em parte do vídeo.

Tanto a Prefeitura, quando a Secretaria de Saúde de Alagoas (Sesau) disseram que a informação não procede. A Sesau esclareceu ainda que, após o atendimento nas Centrais de Triagem, a depender dos sintomas apresentados, uma receita médica é prescrita e o paciente orientado a cumprir isolamento domiciliar. Esse medicamento pode ser retirado na farmácia da própria unidade ou adquirido por conta própria do paciente.

“Durante o atendimento médico, quando há a constatação de que o paciente foi detectado com a Covid-19, o médico responsável pela consulta assina um Termo de Declaração de Isolamento (TDI) indicando ao paciente 14 dias de isolamento e receituário, com todos os procedimentos de medicação”, explicou a Sesau.

Vale ressaltar que nenhum medicamento pode ser retirado das farmácias dos Centros de Triagem, ou em unidades de saúde, sem que seja apresentada uma receita prescrita pelo médico que atendeu o paciente naquela unidade. No caso dos pacientes com indicação para o uso de Hidroxicloroquina, tanto o médico quanto o paciente precisam assinar um Termo de Responsabilidade Médica contendo informações sobre os efeitos colaterais desse medicamento.

“Com o paciente ciente e sobre as reações da Hidroxicocloroquina, o Termo de Responsabilidade Médica (TRM) é assinado tanto pelo médico quanto pelo paciente. O medicamento é disponibilizado ao paciente nas farmácias das Centrais de Triagens com a apresentação da receita”, afirmou.

Alagoas Sem Fake

Com foco no combate à desinformação, a editoria Alagoas Sem Fake verifica, todos os dias, mensagens e conteúdos compartilhados, principalmente em redes sociais, sobre assuntos relacionados ao novo coronavírus em Alagoas. O cidadão poderá enviar mensagens, vídeos ou áudios a serem checados por meio do WhatsApp, no número: (82) 98161-5890. Clique aqui para enviar agora.


Fonte: Agência Alagoas

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]