Dólar com. 5.0153
IBovespa 0.58
28 de março de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Caixa termina de pagar parcela de março do novo Bolsa Família
28/05/2020 às 14h26

Geral

Unidade de Jacarecica passa a ser referência em síndromes gripais

Unidade entra em funcionamento nesta sexta-feira (29)

Usuários serão recebidos por profissionais que farão os encaminhamentos necessários. - Ascom/SMS

Buscando ampliar o atendimento aos maceioenses em mais uma estratégia de enfrentamento ao novo coronavírus, a Unidade de Saúde Maria Conceição Fonseca Paranhos, em Jacarecica, passa a atender, a partir desta sexta-feira (29), apenas pacientes com sintomas leves de síndrome gripal, como febre, tosse, dor de garganta, dor de cabeça e dor no corpo.

A unidade será reaberta após um período de reformas estruturais e funcionará todos os dias da semana, em regime de plantão, das 7h às 19h. Os usuários da unidade continuam sendo atendidos na Unidade de Saúde do Riacho Doce (Atenção Básica e Especializada), como já ocorria durante a reforma.

“A unidade de referência em síndromes gripais de Jacarecica obedece às mesmas regras de estrutura e funcionamento que as outras três, contando com salas de triagem, atendimento médico, observação, procedimentos, medicação, farmácia, testagem, coleta e realização de exames laboratoriais e de imagem. Além disso, tem o espaço para a equipe do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS), responsável pela notificação dos casos”, afirma Virgínia dos Anjos, coordenadora geral dos Distritos Sanitários de Maceió.

O atendimento dos pacientes na unidade funciona de acordo com fluxo Fast-Track, proposto pelo Ministério da Saúde: triagem (conforme o Protocolo de Manchester), registro do atendimento (prontuário) e atendimento médico. De acordo com o caso, o paciente seguirá em observação ou, em casos de maior gravidade, será encaminhado – na ambulância disponibilizada para cada unidade – para unidades de urgência ou emergência.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, José Thomaz Nonô, a ampliação de unidades específicas para triagem e atendimento de sintomas leves é fundamental para que os casos não se agravem. “Nós estamos ampliando essas unidades sentinelas para que a população tenha locais específicos e seja assistida ainda no começo, com sintomas mais leves da doença, seja de coronavírus ou algum tipo de gripe”, explica.

Outras unidades

A população com sintomas de síndromes gripais pode buscar atendimento na UBS Walter Lima (Santa Amélia), UBS Jorge Duarte Quintela (Graciliano Ramos) e na UBS Novo Mundo. Lembrando que para fazer o teste rápido, o paciente precisa estar no oitavo dia do aparecimento dos sintomas de infecção pelo novo coronavírus, pois o teste pode dar falso negativo.


Fonte: Ascom SMS

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]