Dólar com. 5.1589
IBovespa 0.58
26 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tribunal de Justiça de Alagoas integra Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
01/06/2020 às 08h00

Geral

Saiba como encontrar o código de segurança do CRV, necessário para obter o documento do veículo

Proprietários terão que baixar a versão digital do CRLV e muitos têm relatado dificuldade para encontrar o código que é solicitado numa das etapas do download

Divulgação

Desde abril, o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) passou a ser exclusivamente digital em Alagoas. Para ter acesso ao documento, que não será mais enviado para a residência do proprietário, é necessário que, numa das etapas, os usuários insiram o código de segurança do Certificado de Registro do Veículo (CRV).

Esse procedimento tem gerado dúvidas, por isso o Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL) explica o que é o CRV e como encontrar esse código no documento.

O CRV, antigo Documento Único de Transferência (DUT) e também conhecido como recibo de compra e venda, é um dos documentos emitidos no primeiro emplacamento de qualquer veículo. Ele registra todas as suas características (cor, ano, modelo, renavam, placa, espécie, combustível, etc.) e os dados pessoais do proprietário.

Diferente do CRLV, o CRV não é um documento de porte obrigatório e nem tem prazo de validade, sendo necessária a emissão de um novo somente quando há transferência de propriedade, mudança de UF, ou alteração de alguma característica ou categoria do veículo.

Código de segurança

O número do código de segurança do CRV, solicitado para o acesso ao CRLV digital no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) ou imprimir o CRLV-e no portal de serviços do Denatran (https://portalservicos.denatran.serpro.gov.br/#/) tem doze caracteres e fica localizado na parte superior direita do documento.

Então na hora de baixar a versão digital do documento de porte obrigatório ou imprimi-lo por conta própria, é importante que os usuários verifiquem esse código para evitar dúvidas e ter sucesso no download.


Fonte: Ascom Detran-AL

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]