Com o objetivo de desenvolver atividades para reduzir os impactos emocionais servidores da saúde devido ao enfrentamento da pandemia de Covid-19, a Unidade de Saúde da Família (USF) Dídimo Otto Kummer, localizada no Conjunto Carminha (Benedito Bentes) promove, quinzenalmente, entre os funcionários da unidade o encontro “Entre (laços)”. O projeto tem intuito de levar esses profissionais à reflexão sobre o momento que estão vivendo, assim como verbalizarem seus medos e incertezas neste momento de grande responsabilidade.
Segundo Luana Marcolino, diretora da USF Dídimo Otto, psicóloga e idealizadora do projeto, a iniciativa busca evitar o adoecimento mental dos servidores e o consequente afastamento de suas atividades. “A saúde mental torna-se uma preocupação eminente, principalmente em relação aos trabalhadores de saúde neste momento de crise mundial sanitária. Então, além deles falarem sobre suas incertezas, eles também refletiram sobre a importância de estarem unidos e se apoiarem mais que nunca neste momento”, explica.
Durante os encontros, é proposto que os servidores escrevam mensagens de elogios para toda a equipe. Essas mensagens, posteriormente, ficam expostas no “Mural dos Elogios”, localizado no auditório da unidade, ao qual funcionários e população em geral têm acesso. Em parceria com o Conselho Tutelar da região X, também foi feita uma homenagem aos servidores, em que crianças e adolescentes de uma comunidade terapêutica fizeram cartas para homenagear os profissionais de saúde, com o objetivo de valorizá-los e passar mensagens de apoio.
“No decorrer dessa pandemia, outras ações também serão desenvolvidas e há a possibilidade desse projeto de estender por outras unidades de saúde. Espera-se que, a partir dessas atividades, os trabalhadores possam enfrentar essa pandemia com o entendimento de que eles possuem apoio psicológico dentro do ambiente de trabalho”, afirma Luana Marcolino, diretora da USF Dídimo Otto Kummer.
Fonte: Ascom SMS