Dólar com. 5.1471
IBovespa 0.58
25 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Governador abre 1ª reunião do Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
02/06/2020 às 20h05

Geral

Em Arapiraca, ocupação de leitos para pacientes com Covid-19 se aproxima de 100%

Taxa de ocupação no município já ultrapassa os 90%; Comitê Científico do Consórcio Nordeste alerta para risco de colapso

Arapiraca tem 127 leitos distribuídos entre a UE do Agreste e o Hospital Nossa Senhora do Bom Conselho - Davi Salsa/Ascom Sesau

O alto índice de ocupação dos leitos clínicos e de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) para os pacientes em tratamento de Covid-19 em Arapiraca é um dos reflexos do descumprimento do isolamento social na segunda cidade mais populosa de Alagoas. Hoje, o município já se aproxima dos 100% da ocupação dos postos destinados a esse fim, com 92% dos leitos ocupados. 

Ao todo, Arapiraca conta com 127 leitos distribuídos entre a Unidade de Emergência do Agreste e o Hospital Nossa Senhora do Bom Conselho. Desses, 34 são leitos de UTI – dos quais 27 já estão ocupados, representando 79% de ocupação – e 93 são leitos clínicos, dos quais 90 já estão ocupados, o equivalente a 97% de ocupação.

O secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, destacou em coletiva de imprensa nessa segunda-feira (1º) que o Estado já está providenciando a estruturação da central de triagem e do hospital de campanha, com 60 leitos clínicos, no município. “Na quarta-feira começaremos a estruturação da central de triagem e estamos finalizando o processo para dar início à estruturação do hospital de campanha”, disse.

De acordo com o 8º Boletim do Comitê Científico do Combate ao Coronavírus do Consórcio Nordeste, publicado ontem, em Alagoas foram detectadas duas áreas que requerem preocupação, segundo dados levantados entre 12 e 26 de maio: Maceió, que apresentou um crescimento de 109% dos casos, e algumas cidades do interior do estado, mais precisamente Coruripe (257%), Maragogi (407%), São José da Laje (3200%) e Palmeira dos Índios (150%), além de São Miguel dos Campos e Arapiraca, cujo aumento de casos confirmados foi de 615% no período analisado.

De acordo com o professor Fábio Guedes Gomes, diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas (Fapeal) e representante do estado no Comitê Científico do Consórcio Nordeste, a proximidade de alguns municípios à fronteira com Pernambuco tem influência direta no aumento dos casos.

No caso de Arapiraca, o fluxo vem da região Sul, mas tudo influenciado pela expansão da região Metropolitana de Maceió. "O período ainda não é confortável e continua sendo essencial o enrijecimento das medidas, sobretudo nos municípios cujos leitos destinados para o tratamento da Covid-19 já ultrapassam os 80% de ocupação", diz Guedes.


Fonte: Agência Alagoas

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]