Dólar com. 5.0153
IBovespa 0.58
28 de março de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Caixa termina de pagar parcela de março do novo Bolsa Família
07/07/2020 às 12h40

Geral

AMA solicita ao Governo do Estado contrapartida para Programa do Leite

Divulgação

A Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) enviou um ofício ao governador Renan Filho solicitando o pagamento dos valores atrasados e a contrapartida do valor atual para continuidade do Programa do Leite. O Programa é do Governo Federal, com contrapartida Estadual.

Segundo o diretor presidente da Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA), Aldemar Monteiro, devido à mudança de ministro e logo depois à pandemia, não foi pactuado no início do ano o valor que o Governo Federal repassaria para o programa. Com isso, o Governo do Estado não repassou sua contrapartida.

O atraso de janeiro a junho não fez as cooperativas pararem de distribuírem o leite nos municípios alagoanos. “Entendemos que o programa é muito importante, além de fazer a economia dos municípios girar, organiza a cadeira produtiva, fortalece o cooperativismo e resgata o produtor”, destacou.

No mês de junho, a bancada federal garantiu verbas na ordem de R$19.800.000,00, mas para liberação da verba o pacto foi que o governo estadual pague o valor em atraso, além da contrapartida de 20%. O valor garante a distribuição de leite até março de 2021. De acordo com a CPLA, o programa absorve de 10 a 20% da produção de Alagoas, além de servir como um balizador do preço no mercado.

Programa do Leite

O Programa do Leite em Alagoas foi criado em 2002 e é responsável pela qualidade na alimentação de cerca de 80 mil famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social, insegurança alimentar e nutricional, nos 102 municípios alagoanos.

A distribuição é de 4 litros de leite por semana, o que fortalece a cadeia produtiva do leite no estado que conta com mais de 3 mil agricultores familiares.


Fonte: Ascom AMA

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]