Dólar com. 5.0153
IBovespa 0.58
29 de março de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Caixa termina de pagar parcela de março do novo Bolsa Família
21/09/2020 às 15h30

Geral

Sim, lavar muito as mãos deixa a pele seca. Saiba o que fazer

Hidratantes podem ser bons aliados

Manter as mãos limpas é uma medida extremamente eficaz na prevenção da infecção pelo novo coronavírus, causador da Covid-19, mas a verdade é que pode deixá-las bastante secas. A camada mais superficial da pele é composta por uma gordura natural, que por sua vez age como barreira contra as agressões exteriores e mantém a derme hidratada, explica um artigo publicado no site do hospital português CUF.

Todavia, com as lavagens consecutivas com sabonete, estes óleos são eliminados assim como a sujeira e micróbios, deixando as mãos secas se não forem tomados cuidados adicionais para que permaneçam macias.

Sendo que adicionalmente pode surgir desconforto, vermelhidão, descamação e até fissuras. 

Mais ainda, quem sofre de outras condições de saúde dermatológicas, tais como eczema, poderá experienciar um agravamento dos sintomas. 

O que fazer?

Mesmo que a pele das suas mãos esteja seca, deverá continuar a lavá-las por pelo menos 20 segundos, esfregando-as minuciosamente, inclusive entre os dedos e perto das unhas.

É importante que o faça com água morna ou fria - a água quente tem uma ação mais abrasiva, eliminando a gordura da pele. Dê também preferência a um sabonete com ação hidratante e sem fragrância. Seque as mãos com uma toalha limpa, mas deixe ainda alguma água na pele. Outra alternativa é deixar as mãos secar naturalmente. 

Hidrate, hidrate e hidrate!

Após lavar, ainda com a pele das mãos úmida, aplique uma loção hidratante nas mãos. E se a derme está mesmo muito seca, então esfregue com um creme mais oleoso e hidratante.

Faça o mesmo sempre que usar álcool em gel. 

Uma boa dica, é transportar sempre junto uma pequena embalagem de creme hidratante, seja na bolsa, ou armazenada numa gaveta no trabalho.

Outros tratamentos para as mãos secas

De acordo com o hospital português Cuf, antes de ir dormir, pode aplicar uma camada generosa de creme hidratante. Em seguida, coloque umas luvas de algodão para estimular a hidratação.

Se preferir pode utilizar máscaras hidratantes em forma de luvas, que são aplicadas durante 20 minutos nas mãos.


Fonte: Notícias ao Minuto

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]