Dólar com. 5.0153
IBovespa 0.58
29 de março de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Caixa termina de pagar parcela de março do novo Bolsa Família
21/09/2020 às 19h00

Geral

Obras autorizadas fomentam o turismo no Litoral Norte de Alagoas

Renan Filho assinou ordem de serviço para construção de ponte em Porto de Pedras e de obras do Pró-Estrada em Milagres

Renan Filho assinou ordem de serviço para construção de ponte em Porto de Pedras e de obras do Pró-Estrada em Milagres - Márcio Ferreira/Agência Alagoas

O governador Renan Filho autorizou, nesta segunda-feira (21), o início de obras estruturantes que vão elevar a qualidade de vida da população e potencializar a atividade turística em dois municípios do Litoral Norte de Alagoas, integrantes da Rota Ecológica. Em Porto de Pedras, ele assinou a ordem de serviço para a construção da ponte sobre o Rio Tatuamunha; em São Miguel dos Milagres, para a pavimentação de vias urbanas.

Com investimento de R$ 909.881,68, a ponte sobre o Rio Tatuamunha terá 350 metros de extensão e será entregue dentro de 90 dias. A obra será executada em parceria com a prefeitura municipal e o Ministério do Turismo (Mtur).

Márcio Ferreira

"Essa é uma obra que vai garantir a preservação do meio ambiente, potencializar o turismo, ampliando as possibilidades de visitação; e melhorar a vida das pessoas daqui, porque também dá acesso a outras comunidades", destacou Renan Filho, que junto com o secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, João Paulo Tavares, assinou a ordem de serviço.

A atual estrutura da ponte de madeira encontra-se deteriorada. Diante da precariedade, a Associação Peixe Boi não utiliza o equipamento desde 2014. A entidade foi obrigada a mudar o ponto de embarque para o passeio de contemplação do mamífero aquático e perdeu um de seus principais atrativos: a travessia do Rio Tatuamunha.

"A ponte sobre o Rio Tatuamunha é essencial para que o turismo aconteça, não só para o passeio do peixe-boi, como também para o desenvolvimento comunitário. Ela vai agregar mais valor ao passeio, que é fonte de renda para muitas famílias", declarou a presidente da Associação Peixe Boi, Flávia Rêgo.

Márcio Ferreira

A entidade possui 40 associados, entre jangadeiros e condutores. Eles têm no passeio do peixe-boi a principal atividade econômica, por meio do turismo de base comunitária.

"Com essa nova ponte vai ficar melhor para a passagem de todos nós. Hoje tá ruim, tudo quebrado. Teve gente que já caiu dela. O turista reclamava bastante", recordou o jangadeiro Cícero Marcos dos Santos, 29 anos.

O secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, João Paulo Tavares, frisou que a obra será executada obedecendo toda a legislação ambiental vigente.

 Márcio Ferreira

"Trata-se de uma obra complexa, porque estamos numa Área de Proteção Ambiental (APA Costa dos Corais). Agora, com todas as licenças ambientais concedidas, a obra licitada e a ordem de serviço assinada, vamos iniciar os trabalhos para, em breve, voltarmos aqui para inaugurar a ponte", afirmou o secretário. 

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rafael Brito, lembrou que Porto de Pedras é um destino completamente diferente dentro de Alagoas, integrante da Rota Ecológica e também da Área de Preservação Ambiental (APA) Costa dos Corais.

"Nossa missão é manter estas características tão específicas da região, o contato direto com a natureza em sua essência. A reconstrução da ponte sobre o Rio Tatuamunha é um passo importante desse nosso compromisso, permitindo o desenvolvimento do turismo sustentável da região, que ficará ainda mais presente com a abertura do mercado internacional para toda Alagoas, além de fortalecer um dos maiores atrativos locais, o passeio do peixe-boi”, ressaltou Rafael Brito.

São Miguel dos Milagres

Márcio Ferreira

Após a agenda em Porto de Pedras, Renan Filho seguiu para São Miguel dos Milagres, onde, ao lado do secretário de Transporte e Desenvolvimento Urbano, Mosart Amaral, assinou a ordem de serviço para a execução de obras do Programa Pró-Estrada. Serão 2,4 km de vias urbanas pavimentadas.

"Por onde passa, o Pró-Estrada deixa sua marca. Dentro de 30 dias, a obra estará pronta", garantiu Mosart Amaral.

Renan Filho aproveitou a estada em Milagres para fazer um balanço das obras viárias. O Norte de Alagoas recebe o maior volume de investimentos em implantação, duplicação e recuperação de 100% de toda a malha rodoviária da região.

"Vamos fazer uma ponte ligando o Morro de Camaragibe a Barra de Camaragibe, o que vai aproximar a Rota Ecológica em cerca de 40 km de Maceió. Também faremos um forte investimento em saneamento básico em toda a região com recursos de aproximadamente R$ 200 milhões", detalhou Renan Filho.

Participaram, ainda, da agenda de atividades no Litoral Norte de Alagoas o secretário do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rafael Brito; de Infraestrutura, Maurício Quintella; o deputado estadual Sílvio Camelo; e os federais Marx Beltrão e Isnaldo Bulhões. 


Fonte: Agência Alagoas

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]