Dólar com. 5.1151
IBovespa 0.58
26 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tribunal de Justiça de Alagoas integra Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
22/09/2020 às 10h00

Geral

Alergias e conjuntivites: chegada da primavera exige atenção especial com a saúde

Médica reforça importância de manter a casa arejada para evitar proliferação de ácaros, fungos e bactérias, bem como ressecamento da pele

Divulgação

A primavera está quase chegando. O período mais florido do ano, que começa oficialmente nesta terça-feira (22), está geralmente associado ao aumento da umidade do ar, dias longos e noites mais curtas.

Mas nem tudo são flores, afinal, para muitas pessoas, a estação é sinônimo de alergias, conjuntivites e pele seca. Esses sintomas são comuns, mas podem ser tratados ou até mesmo prevenidos com dicas simples, segundo a clínica geral do Hapvida Maceió, Dra. Morghana Ferreira.

CONJUNTIVITES

 A primavera é o período onde saímos dos dias frios e cinzas e relembramos a beleza das estações quentes e coloridas. O aumento de temperatura vem acompanhado do crescimento da umidade do ar, facilitando, assim, a proliferação de ácaros, fungos e bactérias.

A médica explica que a mucosa ocular tende a ficar mais suscetível ao aparecimento de inflamações e infecções, em especial as conjuntivites. "Uma dica legal é evitar coçar os olhos e fazer uso de colírios neutros caso haja algum sinal de irritação. Também vale lavar a região com soro fisiológico antes de dormir", afirma.

RESSECAMENTO DA PELE

 O ressecamento da pele acontece devido aos ventos frescos e constantes. Esse é um incômodo muito comum e que também causa perda da elasticidade, descamação, coceira e até fissuras ao redor do corpo.

"Use a abuse dos hidratantes corporais. O ideal é aplicá-los duas vezes ao dia: ao acordar e antes de dormir. Por toda a extensão do corpo. De preferência, opte pelos hidratantes neutros, para evitar o aparecimento de alergias", recomenda a profissional.

ALERGIAS

As alergias respiratórias, como rinites, sinusites e faringites, podem incomodar com frequência. Sintomas como tosse e nariz entupido são comuns. Dra. Morghana Ferreira destaca que é necessário reforçar a limpeza da casa e mantê-la sempre arejada.

O primeiro passo é abrir as janelas e deixar o sol entrar para eliminar os ácaros que insistem em aparecer na época mais florida do ano. É importante, também, usar sabão neutro para lavar roupas e lençóis.

"Se possível, elimine tapetes e carpetes da casa. Outra dica importante é guardar bichinhos de pelúcia envolvendo-os em um plástico transparente. Seguindo essas dicas, com certeza, a primavera poderá ser aproveitada com saúde e bem-estar", conclui a clínica geral.


Fonte: Assessoria

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]