Dólar com. 5.1471
IBovespa 0.58
25 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Governador abre 1ª reunião do Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
22/09/2020 às 22h30

Geral

Cirurgiã dentista do Hospital Veredas recomenda avaliação odontológica antes da quimio ou radioterapia

Divulgação

O ideal é que toda pessoa que vai iniciar uma quimioterapia ou radioterapia passe por uma avaliação odontológica antes de começar esses tratamentos. E isto é regra para todo paciente da Oncologia Pediátrica do Hospital Veredas. Para reforçar o alerta, equipe de odontólogos da própria unidade hospitalar, apresentou o passo a passo dos cuidados aos pais e responsáveis dos pacientes, esta semana, em mais uma ação alusiva ao Setembro Dourado. 

Liderados pela cirurgiã dentista Karine Leahy Antunes, que possui habilitação em odontologia oncológica Sírio Libanês, a equipe destacou a importância da saúde bucal do paciente em quimioterapia, abordando as possíveis complicações orais decorrentes da quimioterapia e radioterapia de cabeça e pescoço, fez orientação de higiene oral e atividade prática de escovação bucal e uso do fio dental com as crianças.

 “Aqui no Veredas, fazemos o atendimento à beira leito a fim de diagnosticar e tratar as complicações orais causadas pela quimioterapia. Passamos diariamente no setor de oncologia infantil. Em breve, estaremos ampliando o serviço, em nossa clinca, poderemos realizar uma avaliação clínica e radiográfica da boca do paciente para identificar e tratar todo e qualquer foco de infecção nessa fase”, explica Dra. Karine, que é também especialista em prótese dentária pela USP e pós-graduanda em odontologia hospitalar ABO/AL.

Ela justifica. “É preciso remover todo processo infeccioso que possa agudizar durante o período de baixa imunológica do paciente e levá-lo a desenvolver uma infecção sistêmica. Isso inclui remoção de aparelho ortodôntico, tratamento de canal quando indicado, exodontias, tratamento periodontal e de lesões de cárie, enfim, uma adequação bucal do indivíduo”, destaca a especialista. 

Devido a grande aceitação do público, a ação educativa e preventiva terá uma segunda edição nesta quarta-feira (23), pela manhã, no ambulatório da oncologia infantil, na Casa da Criança, localizada em um dos anexos da instituição.

Dra. Karine ainda alertou para o cuidado contínuo. “É fundamental ressaltar a importância de manter a higiene bucal em dia, do acompanhamento odontológico nos pacientes oncológicos não só apenas antes do início do tratamento antineoplásico, mas também durante e após o mesmo, a fim de tratar as complicações orais decorrentes da quimioterapia e radioterapia.

Durante o evento foi entregue kit educativo, com um caderno de pintura, ensinando de forma lúdica a importância de manter uma boa higiene oral na prevenção de doenças bucais.

A equipe de odontologia do Hospital Veredas é composta pelo odontólogos: Dr Caio Branco, Dra Gabriela Pedroza, Dra Eduarda Pedroza e Dra Annelise Ayres. Cada um fica responsável por um setor, sendo Dra. Karine pela oncologia.


Fonte: Assessoria

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]