Dólar com. 5.2417
IBovespa 0.58
18 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Comissão do Senado aprova aumento de salários de juízes e promotores
28/09/2020 às 20h30

Geral

Santa Casa de Maceió marca presença no maior congresso mundial de radiologia intervencionista

Entre os dias 12 e 15 de setembro, o Serviço Avançado de Doenças Vasculares (SAVE) da Santa Casa de Maceió participou do CIRSE 2020 Summit, programa oficial do congresso mundial de radiologia intervencionista que acontece na Europa há 35 anos. Com apenas três anos de atuação, o Serviço alagoano foi o único centro brasileiro a transmitir uma intervenção endovascular realizada no serviço (caso editado) e transmitir duas aulas no maior evento da especialidade.

Foram quatro dias de congresso ao vivo, preenchidos com sessões interativas, discussões e chats que estimularam a educação e a troca de conhecimento entre os maiores especialistas de vários lugares do mundo. “Esta é uma vitória da medicina alagoana e nacional, em uma participação até então inédita. Um reconhecimento da excelência na assistência e inovação na pesquisa clínica. Nos últimos três anos, temos lutado para inserir o nome da Santa Casa de Maceió de maneira mais abrangente no cenário mundial e, particularmente, neste evento. Tivemos a satisfação de transmitir um procedimento endovascular para tratamento de trombose complexa extensa de veias do abdome e pelve, com uma técnica de vanguarda minimamente invasiva, e apresentar os nossos resultados com 57 pacientes operados por esta técnica após 12 meses de seguimento. Adicionalmente, tivemos a honra de poder apresentar uma nova técnica e a experiência de nosso serviço no manejo e abordagem das tromboses agudas de fístulas arteriovenosas, comemorou o cirurgião endovascular”, Bruno Freitas.

O SAVE engloba atividades nas áreas de angiologia, cirurgia vascular, ecografia vascular e angioradiologia intervencionista, assim como agrega atividades ambulatoriais para convênios, particulares e o Sistema Único de Saúde nas áreas de doenças da aorta, carótida, enfermidades renovasculares, pé diabético, tratamento minimamente invasivo de malformações vasculares/hemorragias/tromboses, varizes e enfermidades vasculares em geral. Desde 2017, ele tem realizado procedimentos complexos, como o tratamento de aneurismas da aorta e viscerais, ampliando a gama de procedimentos inéditos em Alagoas, como a implantação (2020) de endoâncoras (parafusos) para a colocação de endopróteses em um paciente de 78 anos com aneurisma torácico rompido.

A excelência e o vanguardismo do trabalho realizado pela equipe alagoana têm levado o nome da instituição cada dia mais longe. “Quando paramos para pensar que, em apenas três anos, realizamos mais de mil casos, 39 cursos, 17 transmissões de casos e 27 Webinars para América, Ásia e Europa, sentimos que é um trabalho que vem sendo aperfeiçoado para salvar vidas. O comprometimento com os bons resultados nos levaram a participação ativa em vários eventos, desde o Norte e Nordeste (2018), passando pelo Brasileiro, além de vários eventos internacionais, dentre eles o Hendolat (2019) (Latinoamericano), CICE (2018-2020) e agora, temos nossa contribuição registrada no congresso mundial de radiointervenção (2019-2020)”, disse o especialista.

Reconhecimento do SAVE é consolidado a cada ano

Em outubro 2018, Maceió sediou a 12ª edição do Encontro Norte-Nordeste de Angiologia, Cirurgia Vascular e Endovascular. O evento contou com a presença de dois convidados internacionais e 50 nacionais distribuídos em mais de 80 palestras em três dias. Um dos destaques foi a transmissão ao vivo de três procedimentos endovasculares realizados em tempo real pelo Serviço Avançado de Doenças Vasculares (SAVE) da Santa Casa de Maceió para o centro de convenções do Hotel Jatiúca.

Videotransmissão das instalações da Santa Casa de Maceió

Em maio 2019, o Serviço Avançado de Doenças Endovasculares da Santa Casa de Maceió realizou a primeira videotransmissão internacional ao vivo de um procedimento realizado no Serviço de Hemodinâmica do hospital. Naquela ocasião, o cirurgião endovascular Bruno Freitas interagiu por áudio e foi acompanhado por vídeo por centenas de especialistas espalhados na Europa, Ásia e América Latina durante o procedimento em uma paciente com trombose severa difusa, que precisou ser operada em regime de urgência. O problema acometeu vasos do abdômen, pélvis e da perna, inclusive com risco de morte para a paciente.

Em março deste ano, mais uma videotransmissão internacional ao vivo de um procedimento realizado no Serviço de Hemodinâmica do hospital foi realizada. A iniciativa cumpriu mais uma etapa do Programa de Educação Médica Continuada que a instituição alagoana promove junto com uma série de parceiros na Europa, nas Américas e na Ásia.

Já no mês de julho, o SAVE realizou mais uma videotransmissão internacional ao vivo das dependências hospital, em associação com o Prof. Dr. Jihad Mustapha, da Michigan State University em parceira com o American College of Cardiology. A audiência alcançou 5 mil participantes. E m agosto, foi realizada transmissão de caso ao vivo e webinar para a Ásia e Europa, com participação de mais de 9 mil profissionais.

Em 2020, o SAVE deu início ao programa de residência médica em Angiorradiologia Intervencionista de Cirurgia Endovascular, o qual formará o primeiro profissional no começo de 2021. Atualmente, o Serviço entrou em fase das pesquisas clínicas com o início de quatro estudos que fazem parte do processo de consolidação do departamento.

“Este serviço representa o esforço visionário e o compromisso irrestrito de todos os que fazem a Santa Casa de Maceió, desde a Provedoria ao seu funcionário mais humilde, em prestar uma assistência de excelência à população alagoana, que pode contar com um dos serviços mais bem estruturados e eficientes em nosso país. O investimento no parque tecnológico e estrutural na implementação e sedimentação do serviço, é proporcional ao esforço de planejamento e desenvolvimento humano para a execução dos desafios que estas atividades impõem”, finalizou Bruno Freitas.


Fonte: Assessoria

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]