Dólar com. 4.9921
IBovespa 0.58
28 de março de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Caixa começa a oferecer financiamentos com FGTS Futuro em abril
19/10/2020 às 18h30

Geral

Pitometria: Casal capacita corpo técnico de unidades do interior

Técnica mensura vazão em redes e auxilia no combate a perdas de água

A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), por meio de sua Supervisão de Controle Operacional e Manutenção de Macromedição, está investindo na capacitação de seu corpo técnico das Unidades de Negócio do interior para a prática da pitometria. O curso de habilitação nessa técnica — útil no acompanhamento de diversos aspectos do fluxo de água em redes de distribuição e adutoras — teve início na segunda-feira (5) e será concluído até o fim de outubro.

De acordo com o supervisor de perdas Wanderson da Silva, responsável por ministrar o curso, a introdução da pitometria na realidade da Empresa permite que ela supervisione o abastecimento de água sem recorrer a paralisações. “Outro benefício é o combate a vazamentos de maneira mais eficiente, porque a técnica fornece dados sobre vazão, pressão e velocidade do fluido”, explicou.

Para Filipe Carlos Braga, supervisor de Controle Operacional e Manutenção de Macromedição, esse “é o caminho para que a Casal melhore sua gestão de recursos hídricos e de infraestrutura nos trabalhos de manutenção dos sistemas de abastecimento”.

Da segunda-feira (5) até a sexta-feira (9), receberam treinamento os colaboradores das Unidades de Negócio Serrana e Bacia Leiteira. Nesta semana, a capacitação contempla os funcionários da Unidade de Negócio Agreste. No próximo dia 26, o curso chega à Unidade de Negócio Sertão e, na última semana de outubro, à Unidade de Negócio Leste.

Nas aulas, os alunos aprendem a interpretar dados e amostragens disponibilizados em softwares de medição e controle; além de utilizar e instalar equipamentos, tais quais maleta de pitometria, haste de calibração e haste de medição de vazão.


Fonte: Ascom Casal

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]