Dólar com. 5.1694
IBovespa 0.58
25 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tribunal de Justiça de Alagoas integra Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
26/10/2020 às 13h26

Geral

Sesc abre inscrições para a oficina sobre mundos ficcionais

Os 25 selecionados terão a oportunidade de discutir sobre a criação de textos literários

Desta segunda (26.10) até o dia 05.11.20, às 18h, estão abertas as inscrições para a Oficina “Criação de mundos ficcionais”, de Thiago Tizzot. A segunda programação de Alagoas no Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras acontecerá de 09 a 13.11, das 20h às 22h. Os interessados devem realizar a pré-inscrição por meio do preenchimento de formulário no Doity (clique aqui).

O Arte da Palavra é o maior circuito literário do país. O projeto contempla os circuitos de Criação Literária, de Autores e de Oralidades. Além de contar com a participação de 40 artistas de todas as regiões do Brasil. Em decorrência da pandemia da Covid-19, o evento acontece, este ano, de forma on-line. O Arte da Palavra começou em setembro e se estenderá até dezembro.

Os inscritos de Maceió terão prioridade nas 25 vagas disponibilizadas para a oficina. Outros 10 candidatos irão compor a lista de espera, caso haja alguma desistência. Os encontros acontecerão na plataforma Google Meet. Os selecionados, com pelo menos 75% de presença, receberão um certificado de participação correspondente a 10h.

Os participantes serão escolhidos pela área de Cultura do Sesc, a partir dos seguintes critérios: explicação sobre o que levou o inscrito a querer participar da oficina; uma produção textual e o currículo. Além de ter idade mínima de 16 anos. As respostas serão enviadas por meio do formulário na pré-inscrição. Os interessados têm até o dia 05.11, às 18h, para enviar os dados necessários e concorrer as vagas.

A Oficina “Criação de mundos ficcionais” foi idealizada por um dos fundadores da revista Arte e Letra, o paranaense Thiago Tizzot. Os encontros vão trabalhar a escrita e a criação de personagens, diálogos e trama por meio da criação de um mundo ficcional. “Sempre que se fala em literatura fantástica é impossível não pensar no mundo em que a história se passa. Uma das características desta literatura é a criação de mundos, às vezes próximos do nosso e, muitas vezes, completamente diferentes. Contudo os leitores muitas vezes não percebem a importância que o mundo criado desempenha na história, sempre somos impactados pelos heróis, monstros e vilões e o universo que abraça todos estes elementos é esquecido”, comentou Tizzot.

Segundo o escritor, desde o começo da sua carreira, a criação de mundos o fascinou e ele passou a estudar como ela era feita. “E para minha surpresa descobri que a história e a criação de mundos estão ligadas e é difícil determinar onde uma começa e a outra acaba. E é exatamente o que está oficina vai mostrar, através da criação de um mundo ficcional, vamos trabalhar a escrita e a criação de personagens, diálogos e trama”, explicou.


Fonte: Assessoria

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]