Dólar com. 5.3506
IBovespa -1.1
21 de janeiro de 2021
min. 24º máx. 28º Maceió
pancadas de chuva
Agora no Painel Municípios começam a receber doses da vacina contra a Covid-19
23/11/2020 às 08h54

Geral

Empreendedorismo feminino se destaca no mercado de mobiliário classe A em Alagoas

Com o slogan “O melhor do design brasileiro você encontra aqui na Espaço DUE”, as empresárias Simone Freitas e Grece Ferreira comandam um dos mais bem sucedidos empreendimentos do setor de móveis de luxo do estado

Acervo Pessoal

Por Iranei Barreto

O dia 19 de novembro foi estipulado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como Dia do Empreendedorismo Feminino. Nada mais acertado que esse espaço de diálogo sobre Empreendedorismo seja iniciado inspirando outras mulheres com a trajetória das sócias Simone Freitas e Grace Ferreira, que comandam o Espaço DUE, de mobiliário classe A, há 21 anos. 

O Espaço DUE como hoje conhecemos teve início com uma boa relação de trabalho na antiga loja de mobiliário Via Moderna, localizada no bairro do Farol, onde hoje é a Caixa Econômica Federal.  O então proprietário Flávio Cunha decidiu fechar o empreendimento, mas não antes de sugerir que suas funcionárias Grace e Simone assumissem a direção da loja, ambas trabalhavam há 10 anos com ele na parte de vendas. 

As sócias Simone Freitas e Grace Ferreira - Arquivo Pessoal

O desafio foi aceito. Mas, segundo Grace Ferreira o início não foi nada fácil. A empresa enfrentava alguns desafios de ordem financeira e reduzido estoque de móveis. E foi nesse momento que o bom relacionamento com os arquitetos, conhecimento em vendas, e claro, a qualidade do produto, fizeram toda diferença. “Nós assumimos a loja com poucos recursos, pouquíssimos móveis, só que nós tínhamos muito bom relacionamento com os profissionais de arquitetura, porque como já trabalhávamos na parte de vendas nosso relacionamento com eles era muito bom. E foi isso que nos ajudou”.   

Grace recorda dos desafios que enfrentaram para fazer a loja se reerguer dentro do mercado como Grace e Simone. Das inúmeras visitas de pasta no braço, ligações para os arquitetos e do quadro enxuto de funcionários, com quatro pessoas, contando com elas. A equipe se revezava para dar conta de todo trabalho de vendas, entrega, relacionamento com o cliente, além das questões burocráticas e estruturais.  A equipe poupo a pouco foi se fortalecendo. E foi nesse processo que as sócias contrataram o publicitário Luís Dantas, que sugeriu a mudança do nome da loja para Espaço DUE, que significa “Dois” em italiano, simbolizando o “espaço das duas”. 

Simone Freitas conta que aos poucos elas conseguiram realizar algumas aquisições ampliando o espaço da loja, porém seus maiores clientes ficavam na parte baixa de Maceió. Foi então que resolveram abrir também uma loja na Ponta Verde. A decisão foi acertada, porém os custos e esforços dobraram e veio a decisão de se concentrar em um único local. No caso, a loja da Ponta Verde foi a escolhida. Desde então já se passaram 11 anos.  Simone diz que apostar na estratégia de crescer de forma sustentável foi a decisão mais acertada que elas tomaram. “Nós reduzimos uma loja de mil metros para ficar na Ponta Verde, mas nós ganhamos porque hoje temos qualidade de vida, lucratividade maior, domínio do nosso negócio e podemos nos ausentar por um período,” explica. 

Além do vínculo de confiança e cumplicidade conquistados ao longo dos anos entre as sócias e com os clientes e equipe, outro fator importante para o crescimento da empresa é a formação em arquitetura de ambas. Especializada em móveis de luxo, a Espaço DUE é referência no mercado de mobiliário de design, com produtos conceituados, sendo assim boa parte de seus clientes chegam por meio dos arquitetos. Grece e Simone, além do  know how  em vendas, também contribuem dando consultoria nos projetos de arquitetura. O que fortalece ainda mais o vínculo de parceria com os arquitetos e contribuem para satisfação do cliente final. “Os arquitetos e designers são muito parceiros desde o começo, nós podemos dizer que trabalhamos 100% com arquitetos, é quase zero a chance de um cliente chegar na loja sem ter um arquiteto por trás, como nossa equipe conta com arquitetos e nós somos arquitetas, conseguimos fazer essa ponte entre o cliente e o profissional e dar esse serviço para auxiliar o projeto que está na nossa mão”, explica Simone. 

Na hora de determinar a função que cada uma das sócias, o talento pessoal fala mais alto. Simone fica com a parte comercial, junto com a equipe de vendas, compras, na parte de escolha de produtos, arrumação da loja, visitar as feiras de móveis, e Grece com o administrativo, liderando a equipe que cuida da parte financeira, dos pedidos, das notas fiscais. “Mas na verdade nós fazemos tudo juntas, sempre conversamos uma com a outra, acredito que o nosso sucesso é a humildade, eu até me emociono quando falo isso, porque apesar de tudo o que acontece na nossa vida, nós temos humildade, nunca mudamos”, afirma Simone.   

Hoje o carro-chefe da Espaço DUE é o designer Sérgio Rodrigues, ícone do design de mobiliário do Brasil. De acordo com Simone, a peça assinada pelo designer precisa ser absorvida para que seja entendido o valor que ele tem agregado. E neste sentido, o Nordeste é muito maduro quando se trata de absorver produto de design, ao contrário do que se pensa em outras partes do país. “Desde que Sérgio Rodrigues veio para Maceió, ele sempre esteve conosco com exclusividade,” ressalta Grece. A loja é especializada em mobiliário móvel contemporâneo, que pode ser personalizado e comprado de forma separada. Aquele formato antigo de comprar sofá de 2 e 3 lugares fica cada dia mais obsoleto.  Agora não só é possível comprar separado, como escolher acessórios, medida, qual tecido, a cor dos pés, se é modulado, se faz um L. Existe uma diversidade de madeira, tecido, cores, etc. A mesma cadeira pode vir com tela, palha, tecido, lona, couro. 

Grece explica que dada a variante de possibilidades, o bom atendimento é essencial tanto para o cliente, como para o profissional de arquitetura. “É importante fazer a abordagem com o cliente e com o profissional, do que ele está precisando, qual estilo que ele gosta, o que ele está querendo, de que forma o arquiteto está pensando naquele produto, para poder oferecer dentro do nosso leque de opções o produto mais direcionado”. Como as opções são muitas, as vendedoras precisam abordar o cliente para saber qual a necessidade, qual o valor orçamentário ele está disposto a investir dentro do projeto, para saber que produto oferecer. “É preciso abordar tudo isso para não mostrar o valor ou o produto errado para não espantar o cliente,” esclarece. A Espaço DUE é mais direcionada ao moderno e contemporâneo, mas também comercializa móveis mais clássicos, com auxílio dos catálogos. Então, neste sentido a abordagem é muito importante antes de oferecer o produto. Simone ressalta também a importância que a loja dar ao pós-venda, com a assistência técnica especializada para deixar o cliente satisfeito. Para as sócias, tão importante quanto fazer uma venda é deixar o cliente satisfeito. 

Mercado de móveis de Luxo sobrevive à pandemia

Os efeitos da pandemia do Coronavírus e a eventual instabilidade política global também afetaram o mercado de mobiliário de luxo.  E com a Espaço DUE não foi diferente. As sócias contam que enfrentaram muitos desafios no início do isolamento social.  Mas, que mesmo durante este período difícil e inesperado, conseguiram se organizar para atender clientes e arquitetos, com as vendedoras trabalhando de home office e os contatos sendo realizados via e-mail e WhatsApp. 

 Passado o momento mais crítico, a loja retomou suas atividades em julho. Para Grece, com o isolamento, os clientes ficaram mais tempo dentro de suas residências e começaram a ter uma visão do que precisavam melhorar e com disponibilidade financeira, já que a pandemia impôs várias restrições, eles voltaram a investir em seu bem-estar. As vendas, segundo ela, voltaram a acontecer, deixando a equipe bastante entusiasmada, sobretudo nos meses de agosto e setembro. 

Simone acredita que além da necessidade de melhorar o ambiente das suas residências, as pessoas se deram conta de que merecem se dar de presente o carro novo, o móvel de design, o produto que sonhou, a obra de arte, e como ele não pôde viajar, transferiu o bem-estar da viagem para o viver bem.   

O Espaço DUE fica localizado na Rua  Engenheiro Mário de Gusmão, Nº 718, no Bairro da Ponta Verde.

* Iranei Barreto é jornalista e publicitária, especialista em Marketing e Comunicação Integrada. Com MBA em Gerenciamento de Projeto pela FGV e MBA em Gestão Ambiental pela UNIFOA. Funcionária pública no Instituto Zumbi dos Palmares, com atuação em Gestão de Comunicação e consultoria de marketing em ambiente digital


Fonte: Painel Alagoas

Todos os direitos reservados
- 2009-2021 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]