Dólar com. 5.6444
IBovespa 3
20 de maio de 2025
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Atividade econômica tem alta de 1,3% no primeiro trimestre
28/11/2020 às 09h30

Geral

Alagoas celebra o Dia da Policial Militar Feminina

No Estado, comemoração ocorre no dia 28 de novembro, data de conclusão do primeiro curso a formar mulheres

É o segundo ano de comemoração desde que a lei foi sancionada

Remetendo à data de formatura da primeira turma de policiais femininas na Polícia Militar do Estado de Alagoas, por meio da, sancionada em 21 de junho de 2019, 28 de novembro foi instituído como Dia da Policial Militar Feminina.   

Presença

Atualmente a PM conta com o trabalho de quase mil mulheres, entre oficiais e praças que estão na ativa. Número que está crescendo já que em breve, novas pfems estarão reforçando a segurança pública. A Academia de Polícia Militar Senador Arnon de Mello (APMSAM) conta com três cadetes femininas no Curso de Formação de Oficiais (CFO). Há também 166 alunas entre os 842 militares do Curso de Formação de Praças (CFP) do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP).

As policiais femininas, ou simplesmente "pfems" ingressam na instituição por meio de concurso público. Elas recebem a formação (seja praça ou oficial) passando pelos treinamentos e instruções nos mesmos moldes que seus pares masculinos.   

"Contrariando a ideia de fragilidade, as policiais militares femininas representam a determinação, a força, a habilidade e a coragem diante de uma profissão tradicionalmente masculina e extremamente desafiadora", destaca o comandante-geral da PM, coronel Marcos Sampaio. 

"A presença da mulher em todo ambiente traz um diferencial e dá sustentação. É o que acontece nas famílias e na PM não seria diferente, porque a participação delas trouxe um olhar de aproximação, humanidade tanto na atividade fim quanto nos demais setores.  A Corporação homenageia no dia de hoje e agradece por todos os dias a cada uma das senhoras, policiais femininas, pela sua importância para a instituição e para a sociedade alagoana", completa o coronel. 

A história que inspira a data 

Em 1989, um grupo de 35 mulheres finalizou o primeiro Curso de Formação de Soldados Femininos (CFSd Fem). Outras 11 guerreiras concluíram o de Formação de Sargentos Femininos (CFS Fem). Era a primeira vez que cursos, neste formato, ocorriam em terras alagoanas-tornando-se um marco na história da Corporação. 

O primeiro passo na trajetória da figura feminina na PM de Alagoas, porém, data de 1988. As pioneiras ao oficialato foram enviadas para se qualificarem nos estados de Pernambuco e Minas Gerais, retornando no ano de 1990 para exercerem suas funções na segurança pública. À época, ainda não havia Academia de Polícia em Alagoas. 

A turma que inspira a data foi denominada Maria Quitéria de Jesus (militar brasileira heroína da Guerra da Independência). Como forma de homenagear as pioneiras da Briosa, que abriram caminho para que a história da mulher se perpetuasse, cada uma das 35 componentes da turma que inspiram a data comemorada no dia 28 de novembro serão aqui nomeadas.

Concluintes do 1° Curso de Formação de Soldados Femininos (CFSd Fem) 28 de novembro de 1989 

Turma: Maria Quitéria de Jesus

ANA Maria Nunes Costa (In Memorian)

CLÁUDIA Maria Santos

EDILENE Matias Soares

ELENICE Matias Soares

ELIANE de Souza Oliveira

ÉLIDA Lira da Silva

EUNICE de Albuquerque Oliveira

FLÁVIA Cristina Miguel dos Santos

GEDALVA da Silva Pereira

GLEIDE Pinto dos Santos

JACQUELINE Marlene Marinho Simões

JULICE Dias da Silva

LINDINALVA Alves da Silva

LUIZA DE MARILAC da Silva

MÁRCIA Maria de Melo e Silva

Maria ADRIANA Melo Araújo

Maria ANUNCIADA Medeiros de Paula

Maria CÍCERA da Conceição

Maria CRISTINA da Silva

Maria da CONCEIÇÃO da Silva

Maria de FÁTIMA Omena  Monteiro

Maria JOCÉLIA da Silva

MARIA JOSÉ André da Silva

MARIA JOSÉ de Melo RODRIGUES

Maria SINELMA Freitas da Silva

MARIA DO SOCORRO Araújo e Silva

Maria VÂNIA Câmelo da Silva

MÔNICA Ferreira da Silva

RAQUEL da Silva Ferreira

Rita de CÁSSIA Menezes Costa

ROSÁLIA Gonçalves Soares

ROSILEIDE Francelino Feitosa

SANDRA de Melo

SILVIANY Domingues do Nascimento

SÔNIA Maria Pereira dos Santos Quintela   


Fonte: Ascom PM/AL

Todos os direitos reservados
- 2009-2025 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]