Dólar com. 4.9886
IBovespa 0.58
28 de março de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Caixa começa a oferecer financiamentos com FGTS Futuro em abril
02/12/2020 às 18h30

Geral

Cejusc em Paripueira vai conciliar conflitos na área de execução fiscal

Espaço foi inaugurado nesta quarta (2); objetivo é evitar o ingresso na Justiça de quase 5 mil ações de cobrança de IPTU

Magistrados descerraram a placa do Cejusc de Paripueira, inaugurado nesta quarta-feira (2). - Caio Loureiro/Dicom

O presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), Tutmés Airan, entregou, nesta quarta-feira (2), mais um Centro Judicial de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), desta vez em Paripueira. A unidade realizará, inicialmente, conciliações na área de execução fiscal.

"O espaço vai ajudar o Tribunal a avançar na política de conciliação. Acreditamos nessa política. Ela é o melhor caminho para o Judiciário se reinventar, dar uma resposta às pessoas e resolver de forma mais rápida os conflitos", destacou Tutmés Airan.

Para o corregedor-geral da Justiça, Fernando Tourinho, o momento exige que as mediações e conciliações sejam intensificadas. "Essa é a prioridade número um do próprio Conselho Nacional de Justiça. É o caminho para reduzir o grande número de processos que há hoje no Judiciário", reforçou o desembargador.

O Cejusc funciona em um espaço anexo ao Fórum da comarca. De acordo com o juiz André Parízio, a execução fiscal será trabalhada em um primeiro momento porque os municípios de Paripueira e Barra de Santo Antônio estão instituindo cobrança de IPTU, o que até então não havia. 

"Estimamos cerca de cinco mil processos que podem ingressar na Justiça. Com o Cejusc, vamos atuar no pré-processual, conciliando antes que os conflitos virem processo judicial", explicou o magistrado, ressaltando que posteriormente o centro atuará em mediações e conciliações nas áreas de família, infância e juventude e direito do consumidor.

Novo Cejusc funciona ao lado do Fórum de Paripueira e já começa a atender na próxima semana. - Caio Loureiro/Dicom

Homenagem

O Cejusc recebeu o nome do juiz Eduardo Pitombo Laranjeira. Para o desembargador Tutmés Airan, o reconhecimento é mais do que justo. "É bom homenagear pessoas que merecem ser homenageadas, que com o seu trabalho fizeram bem à sociedade".

O filho do homenageado, Flávio Laranjeira, agradeceu pelo reconhecimento. "Meu pai era honesto, justo e do seu jeito sabia fazer a Justiça e a conciliação".

Fórum rebatizado

O Fórum de Paripueira foi rebatizado, nesta quarta-feira (2), e recebeu o nome do tabelião Kleber Rêgo Loureiro. Em discurso, o presidente Tutmés Airan afirmou que o tabelião prestou grandes serviços ao Judiciário alagoano.

O desembargador Klever Rêgo Loureiro, irmão do homenageado, falou em nome da família e agradeceu pelo reconhecimento do Tribunal de Justiça. "Toda a família se sente prestigiada com tamanha homenagem", disse.

Desembargador Klever Loureiro enalteceu o trabalho do irmão, homenageado pelo Tribunal de Justiça de Alagoas. - Caio Loureiro/Dicom


Fonte: Dicom TJ/AL

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]