Dólar com. 5.2027
IBovespa 0.58
20 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Demolição modificará trânsito no Pinheiro neste sábado (20)
03/12/2020 às 10h39

Geral

Educação: Semed lança Referencial Curricular de Maceió

Documento será usado como referência para o ensino de jovens e idosos, educação especial, educação infantil e ensino fundamental

Evento foi transmitido pelo canal da Semed Maceió no Youtube

A  Secretaria Municipal de Educação (Semed) lançou, durante a programação da Semana do Bebê, evento realizado anualmente em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), o Referencial Curricular de Maceió (RCM). O documento, que norteará a rede pública municipal de ensino, foi apresentado nessa quarta-feira, 2, em uma live transmitida pelo canal oficial da Semed no Youtube.

O evento contou com a participação da secretária municipal de Educação, Ana Dayse Dorea, das coordenações do ensino fundamental e infantil, de técnicos, e da  professora  Guiomar Namo de Mello, ex-secretária de Educação de São Paulo, que ministrou a palestra com tema “Referencial Curricular de Maceió: perspectivas, desafios e práticas”.

A secretária municipal de Educação, Ana Dayse Dorea afirmou que os números comprovam que Maceió termina a gestão crescendo no quesito educação e ressaltou o trabalho de toda a equipe que fez parte do processo. “O  município de Maceió está evoluindo na sua educação e são os nossos indicadores que nos permitem dizer isso. Agradeço demais por esse trabalho belíssimo que é o Referencial Curricular, que hoje a gente entrega ao sistema de educação de Maceió”, disse a secretária.

O Referencial Curricular de Maceió (RCM) vem sendo construído desde 2019 e foi aprovado em reunião plenária virtual do Conselho Municipal de Educação (Comed), no mês de julho deste ano. Antes do lançamento oficial houve uma palestra da professora Guiomar Namo de Mello.

A professora enalteceu a ideia da gestão de estabelecer habilidades, além daquelas que estão na Base Nacional Comum Curricular e comentou sobre os objetivos que a Base tinha quando feita. “Eu fiquei muito impressionada com a ideia que vocês tiveram de estabelecer habilidades além daquelas que estão na BNCC. É uma medida extremamente importante, porque é exatamente a ideia que nós, quando formulamos ela, pensávamos como deveriam ser os desdobramentos daquele trabalho”, disse a professora.

Durante a transmissão, foi explicado como a resolução irá nortear as questões relacionadas às etapas e modalidades de ensino da educação básica e sua importância.

A  coordenadora de Educação Infantil da Semed, Angelina Araújo, explicou o importância daquele momento e o que o novo Referencial Curricular de Maceió representa para a atual gestão. “O Referencial Curricular de Maceió é de um todo coletivo, dos professores, coordenadores, diretores e porque não dizer de nossas crianças. Ele reflete  um saber constituído ao longo desses anos, e é o currículo de Maceió visto e vivido pelas pessoas que fazem educação infantil nesse município”, diz a coordenadora.


Fonte: Ascom Semed

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]