Dólar com. 5.2417
IBovespa 0.58
19 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Comissão do Senado aprova aumento de salários de juízes e promotores
04/01/2021 às 09h08

Geral

E a magia do Natal continua...

Milão encontra uma alternativa para o tradicional Calendário do Advento

Reprodução

Por Dora Nunes, de Milão, Itália

O tradicional Calendário do Advento que enchia de música a Piazza del Duomo com a aproximação do Natal foi reinventada em versão digital para enfrentar as restrições em plena segunda onda de coronavírus na Itália. Para continuar oferecendo  beleza e arte no Ano Litúrgico que começa com o Tempo do Advento - momento de forte mergulho na liturgia e na mística cristã - uma iniciativa do município de Milão em parceria com o site YesMilano acende uma janela virtual que disponibiliza música, dança, teatro, musicais, corais e concerto, diariamente às 17hs (13hs no Brasil), de 1 a 24 de dezembro, onde será possível descobrir qual homenagem a arte presenteia a cidade de Milão e também a quem se interessar em qualquer parte do mundo, naquele aquele dia.

Os vídeos são produzidos graças à colaboração de muitos parceiros milaneses, de orquestras, companhias de ballet, de teatro e também artistas que quiseram partilhar vídeos de curta duração de suas atuações com toda a cidade. É o Calendário do Advento em música e palavras, da dança ao teatro, da música clássica ao jazz, dos musicais aos corais, juntos rumo ao Natal 2020, aquecendo diariamente os corações milaneses com um pequeno presente surpresa.

Surpresas renovadoras diante das regras as quais estão submetidos os italianos com o Decreto do Presidente do Conselho dos Ministro (DPCM), Giuseppe Conte, que entrou em vigor em 4 de dezembro último. O governo italiano está muito temeroso que o relaxamento para as festividades natalinas provoque a terceira onda de COVID 19, a exemplo do que aconteceu depois das férias de verão provocando a segunda onda em todo o país. Diante disso, quer se trate de zona vermelha, laranja ou amarela (nuances que definem o grau de contaminação de cada zona italiana), os eventos comerciais locais, como é o caso das feiras de Natal, realizados fora da atividade comercial normal são vetados. 

Os natais em Milão com suas praças iluminadas pelas feirinhas cheias de guloseimas e presentes natalinos ficaram para trás. Este ano não haverá castanhas torradas, vinho quente nem as cidades de Papai Noel. Assim como comemorações com muitas pessoas, ainda que sejam da mesma família; restaurantes com espaços contigenciados para os almoços de natal e até restaurantes de hotéis fechados para que não aconteçam as tradicionais ceias de reveillon, no máximo, os hóspedes podem pedir o jantar no próprio quarto. Ficam também proibidas as viagens por turismo: para sair da própria cidade, só por motivo de trabalho, familar ou de doença e igrejas só podem celebrar missas na noite de natal até às 20:30hs.

Portanto, é muito simbólico o Tempo do Advento para a realidade que estamos enfrentamos. Um tempo de esperança na renovação de todas as coisas, na libertação das nossas misérias e fraquezas, na paciência diante das dificuldades e tribulações da vida. É um tempo de espera para a Festa do Natal de Jesus. Na Igreja Católica, o Natal de Jesus precisa ser preparado e celebrado a cada ano. São quatro semanas de preparação e espera considerada sob diversos aspectos. Nas duas primeiras semanas do Advento, a liturgia convida a vigiar e a esperar a vinda do Salvador. Nas duas últimas, lembramos a espera dos profetas e de Maria, onde nos preparamos mais (especialmente), para celebrar o nascimento de Jesus. 

A propósito, a Arquidiocese de Milão segue o Rito Ambrosiano, que difere em alguns aspectos do Rito Romano. Um deles é justamente a duração do Advento: enquanto o Advento Romano começa quatro domingos antes do Natal, o Ambrosiano começa seis domingos antes.

SERVIÇO

Caso se interesse, faça a magia do Natal ressoar onde você estiver e clique nos concertos oferecidos para os milaneses: 

https://www.yesmilano.it/calendario-avvento-2020



Fonte: Painel Alagoas

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]